A Neriage, marca de Rafaella Caniello, uma das queridinhas da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, realizou desfile no Hotel Rosewood São Paulo, dentro do Complexo Cidade Matarazzo, em São Paulo. Chamada Andrômeda, a coleção fez novamente uma ponte entre moda e arte. Na passarela, nomes como Carol Trentini, e primeira fila recheada de famosas.
Entre os nomes que marcaram presença na primeira fila do ensolarado jardim do local, Claudia Raia, Mariana Ximenes, Débora Falabella, Bia Comparato, Deborah Secco, Anttonia Morais, Glória Kalil, a modelo Rita Carreira além da deputada federal trans Erika Hilton, que tem uma relação estreita com moda, como já disse em entrevista esclusiva ao "Elas no Tapete Vermelho".
"Pensar a política com seriedade, entender a moda também com uma ramificação do fazer político é extremamente importante. A moda é um ato político muitas vezes, por isso acho que uma parlamentar que traga consigo a moda como elemento de fazer política é algo inovador no Brasil e, por isso, eu me conecto tanto com ela", afirmou na ocasião.
A coleção
No desfile realizado ano passado na Pinacoteca de São Paulo, Rafaella Caniello, apresentou peças com inspiração no artista José Leonilson, que faleceu em 1997, como o usado por Janja em jantar no dia antes da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, em julho. Dessa vez, a coleção Andrômeda (galáxia espiral localizada a 2,4 milhões de anos-luz distante da Terra, com população estelar de aproximadamente 1 trilhão de estrelas) foi feita em parceria com a artista visual Regina Silveira, ex-professora de Leonilson.
O resultado foi uma coleção com o intuito de preencher espaços vazios ou esvaziar espaços cheios, como a obra de Regina.
Como Rafaella disse no material de divulgação da coleção verão 2025, a coleção não é linear e nem pretende vestir apenas um estilo de mulher. "São tantas mulheres aqui. Não parece um desfile, parece um dia em algum lugar com diversas mulheres passando, indo para vários lugares", definiu a estilista, que também vestiu a primeira-dama em outras ocasiões oficiais.
No desfile, looks plissados, uma dos pontos altos da marca paulista, apareciam em peças lisas ou com as estampas que traziam os traços de Regina Silveira.
Transparências sutis, sobreposições, blusas cropped, cintos deslocados, cores como preto, marrom, azul, branco e vermelhos marcaram a coleção.
Beleza
Na beleza, o maquiador Helder Rodrigues trouxe para as passarelas uma abordagem de maquiagem ousada e sofisticada. A minha inspiração vem um pouco mais sensual, então busquei interpretar uma beleza que condiz com o desfile", explicou.
Segundo ele, foram duas belezas: uma com delineado gráfico esfumado feito com lápis e, logo após, o delineador. "E a outra com a boca como ponto principal usando o Amulips de Eudora. A tonalidade vinho vem esfumada nos lábios e no centro usei o vermelho para dar mais contraste e criar o efeito ombré lips. A pele vem muito hidratada com uma base leve e um glow para a passarela. Eu amei e espero que vocês gostem", completou.