Após quadruplicar a receita na categoria de cabelos nos últimos quatro anos, o Grupo Boticário busca agora potencializar sua expertise em inovação e ciência do cabelo e couro cabeludo a partir do desenvolvimento de tecnologias proprietárias. Esse movimento acontece por meio do novo Centro de Pesquisa e Ciência Capilar localizado no laboratório de Pesquisa & Desenvolvimento na fábrica de São José dos Pinhais (PR), lançado nesta semana para centralizar tudo o que há de mais novo no cenário global para o mercado brasileiro.
Nos últimos quatro anos, a empresa quadruplicou a receita da categoria de cabelos e projeta, até 2028, uma tendência de alta acima do mercado. A iniciativa é sustentada ainda por um investimento robusto na categoria em inovação, pesquisa e tecnologia e diversos lançamentos das marcas de consumo TRUSS Professional, Eudora Siàge, Match de O Boticário e Vult Cabelos.
O Centro de Pesquisa e Ciência Capilar reúne especialistas e pesquisadores para investigar profundamente o cabelo e o couro cabeludo. Sua missão é unir inovação, tecnologia avançada, práticas sustentáveis e investir em projetos que vão desde o estudo da biologia e do microbioma capilar até o desenvolvimento de novas moléculas e tecnologias proprietárias acompanhando as tendências do setor, sobretudo com menor impacto ambiental, para atender às necessidades específicas da população brasileira. O Einstein Hospital Israelita segue como parceiro de P&D e o Grupo Boticário se torna membro internacional da TRI Princeton - instituição que, há mais de 90 anos, é referência mundial em estudos sobre cabelo e couro cabeludo.
Conheça mais sobre as marcas de cabelos do Grupo Boticário
Eudora: Siàge cresceu mais de 26% no último ano e já é considerada a maior marca do Grupo Boticário na categoria capilar. Em 2024, a marca lançou o Resgate Imediato, linha desenvolvida para tratar até os danos extremos do fio. Na sequência, apresentou o Siàge Pro Cronology Curvas, expansão da linha Pro Cronology, criada especialmente para cuidar e finalizar cabelos com curvatura. Mais recentemente, trouxe o Nutri Acid Complex, acompanhado por ativações com o público final e diagnóstico capilar. Juntas, essas iniciativas refletem a busca constante por soluções inteligentes, alinhadas às demandas do consumidor. A inovação na categoria capilar também se materializa em projetos proprietários, como a Biotecnologia 4D Affinité, capaz de identificar os danos do fio e oferecer um tratamento personalizado de alta precisão.
Vult: Já Vult amplia a proposta de acessibilidade com a fórmula desenvolvida com Tecnologia HD, um sistema inteligente com aminoácidos de alto potencial reparador. A marca aposta na linha Recarga de Hidratação, com ativos reconhecidos de skincare, como ácido hialurônico e colágena vegetal, que hidrata profundamente por até 72 horas, reduz a porosidade e melhora o brilho, o alinhamento e o toque dos fios. Para reforçar a aposta na categoria de cabelos, Vult acaba de lançar a sua maior campanha do ano, produzida a partir da observação de mais de 50 mil menções de pedidos de ajuda para os fios nas redes sociais. A ação traz como destaque o Leave-in Spray 10 em 1, da linha Recarga de Hidratação, que sintetiza a proposta de entregar múltiplos benefícios em uma só solução - além de ter fórmula vegana, a linha inteira é desenvolvida com Tecnologia HD, que age profundamente fio a fio, por meio de um sistema inteligente composto por aminoácidos, reconhecidos pelo alto potencial reparador.
TRUSS: No canal profissional, TRUSS mantém sua jornada de crescimento com expansão de mais de 34% nos salões de beleza em 2024. A marca reforça sua autoridade com o lançamento da linha profissional Equilibrium Scalp, desenvolvida para promover o equilíbrio da microbiota e o controle da oleosidade, reforçando o cuidado com a saúde do couro cabeludo às pontas, uma demanda crescente entre profissionais e consumidores. A inovação se soma a um portfólio de alta performance, que combina tecnologia, ciência capilar e resultados imediatos, como o best-seller Uso Obrigatório, tratamento reconstrutor com proteínas e aminoácidos.
O Boticário: Ainda respondendo à tendência crescente de busca por conteúdos em redes sociais relacionados à rotina capilar de cuidados diários, Match, de Boticário, consolida a sua ampla oferta em linhas completas de cuidados com resultados comprovados para diferentes necessidades, como Hidratação e Brilho, Nutrição Profunda, Ciência das Curvas e Liso Prolongado, assim como linhas combináveis, como Match Lab.
Novidades e postas do Centro de Pesquisa e Ciência Capilar
De forma inédita em sua história, o Grupo Boticário desenvolveu, em parceria com a Embrapa Agroenergia e a empresa Provital, o seu primeiro ativo proprietário por rota biotecnológica, nomeado BioRadiance. Este processo permite a produção do ingrediente em ambientes controlados, padronizado em biorreatores, evitando a extração massiva da natureza e garantindo uma maior sustentabilidade. O ingrediente é resultado de uma extensa pesquisa nas águas doces do Cerrado brasileiro, onde foi encontrada uma potente microalga com componentes comprovadamente eficazes para cuidados com os cabelos, garantindo até 95% de proteção da cor e 33% de resistência dos fios. A partir desta descoberta, o Grupo Boticário prevê lançar produtos capilares que marcam a nova era de alta performance e sustentabilidade do portfólio.
"A criação do Centro de Pesquisa e Ciência Capilar é um marco para o Grupo e para o mercado de beleza. Estamos construindo uma base científica sólida para aprofundar o conhecimento sobre os cuidados capilares", afirma Marcela De Masi, Diretora Executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário. "Acreditamos que continuar investindo em ciência capilar é o que nos permite transformar conhecimento em diferencial de mercado efetivo, indo além do desenvolvimento de produtos e gerar ciência proprietária para criar soluções mais eficazes, seguras e direcionadas. Nos possibilitando, ainda, o planejamento de um pipeline contínuo de inovação, desenvolvendo projetos que atendam às demandas dos consumidores", completa a executiva.
O Centro de Pesquisa atua em quatro grandes frentes: (1) diversidade capilar, (2) saúde do couro cabeludo e fios, (3) personalização com uso de tecnologia avançada e (4) sustentabilidade, além do fomento à educação, com disseminação de conhecimento para comunidade e capacitação de pessoas diversas.
Entre os exemplos de projetos que traduzem o compromisso do Grupo em conectar ciência e inovação estão: a Pele 3D com Folículo, tecnologia bioimpressa em laboratório que permite testar a eficácia de produtos capilares de forma ética e precisa, aproximando os resultados científicos da experiência real do consumidor; o mapeamento da microbiota do couro cabeludo brasileiro, com fomento Embrapii e em parceria com o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, o que posiciona a empresa na vanguarda mundial nesse tema e abre caminho para o desenvolvimento de soluções personalizadas; e o uso de bioinformática e sequenciamento genético para compreender a saúde capilar ao longo do tempo. Olhando para o futuro, já estão sendo desenvolvidos trabalhos em tecnologias de diagnóstico capilar avançada, como análises espectroscópicas e de imagem que permitirão recomendações precisas em salões e no e-commerce.