A várzea brilhou ⚽

Super Copa Pioneer 2022 realizou a final no último domingo (4)

Foto: Daniel Arroyo/Ponte

🏆🥇

Napoli da Vila Industrial é o campeão da 5ª edição da Super Copa Pioneer, a principal competição de futebol de várzea de São Paulo, que aconteceu em Diadema, no ABC Paulista.

Foto: Daniel Arroyo/Ponte

🔵⚪x🟠⚫

De cores azul e branco e com 42 anos de história, o time tradicional da zona leste jogou a final do campeonato contra os laranjas da Favela Heliópolis F.C., time da zona sul, criado em 2014, na maior favela da capital paulista.

Foto: Daniel Arroyo/Ponte Jornalismo

🎈🎆

Mesmo sob garoa e frio de 12 graus, as torcidas ocuparam toda a arquibancada da Arena Inamar com fortes gritos de guerra, balões, fantasias e agito.

Foto: Daniel Arroyo/Ponte

🟠📣

O encarregado de produção Luiz Tobias, 52, pai do capitão do Heliópolis F.C., o camisa 8 Romário, declarou que desde pequeno incentivou o filho a jogar futebol. “O esporte ajuda a educar e a favela tem escolinha de futebol. O mesmo trabalho que ele teve lá atrás o time faz hoje. O nome favela não tem só coisa ruim, tem ação bonita também”, afirma.

Foto: Daniel Arroyo/Ponte

💙🤍

A auxiliar de limpeza Andreia Marques, 45, estava acompanhada do marido e dos dois filhos, um deles Nicolas, 6, vestido com as cores azul e branco e uma touca de lobo, mascote do Napoli. “Meus filhos sempre assistem e essa foi a primeira vez que vim torcer. É divertido, acompanho o trabalho do time na minha rua e aqui o pessoal é todo conhecido”, declarou.

Foto: Daniel Arroyo/Ponte

🥅

Após o empate de 1x1, com gols de Wesley, o camisa 7 de Heliópolis no 1º tempo, e de Rodriguinho, o 22 do Napoli, no 2º, a disputa foi definida nos pênaltis.

Foto: Daniel Arroyo/Ponte

4️⃣x3️⃣

Sob nervosismo dos jogadores e apreensão do público, o Napoli garantiu a vitória de 4x3 no último lance, com uma defesa do goleiro Felipe.

Foto: Daniel Arroyo/Ponte

👎

O Favela Heliópolis sentiu muito a derrota. Os jogadores ficaram inconsoláveis no gramado. “Foi um jogo truncado, com poucas oportunidades, foi de 1 para 1, mas nos pênaltis eles foram mais competentes”, disse Wesley, jogador que marcou o gol para o time.

Foto: Daniel Arroyo/Ponte

🙌

Mas o Heliópolis não deixou de reverenciar a torcida pela força e parabenizar os colegas. “Eu agradeço a oportunidade, parabenizo a minha equipe, o Napoli, que a gente não pode desmerecer”, prosseguiu Wesley, há 2 anos no time.

Foto: Daniel Arroyo/Ponte

🧤

O goleiro Felipe, camisa 1 do Napoli, não conseguiu conter a emoção. “Nem nos meus melhores sonhos, ia imaginar uma decisão dessa, em que eu defendi 3 pênaltis, perdi 1, mas Deus foi tão bom que glorificou”, disse, às lágrimas, por participar da sua primeira Super Copa Pioneer.

Foto: Daniel Arroyo/Ponte

💰💰

Os vencedores, além da taça e das medalhas, ganharam um cheque de R$ 80 mil. Os vice-campeões receberam medalhas e premiação de R$ 20 mil. Placas de destaques, como melhor zagueiro e melhor atacante, também foram entregues aos jogadores que brilharam na competição.

Foto: Daniel Arroyo/Ponte

Jeniffer Mendonça (texto) e Daniel Arroyo (fotos),

da Ponte Jornalismo

Foto: Daniel Arroyo/Ponte