100 anos
No ano em que a tecnologia 5G chega ao Brasil, o rádio comemora 100 anos desde a primeira transmissão no país.
Foto: Divulgação
Comunidades
Com alcance pequeno, de alguns quilômetros quadrados, as rádios comunitárias prestam um serviço essencial, já que estão próximas das pessoas. Além disso, lutam para se manterem viva nas comunidades.
Foto: Divulgação
Frequência
FM 87,5. Esse é o dial das Rádios Comunitárias na cidade de São Paulo, legalizadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). A seguir, conheça mais sobre essas rádios.
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Onda FM, Grajaú
Desde 2010, a rádio Onda entra como um porta-voz da população com boa música, informação e age também como uma ferramenta de prestação de serviços e utilidade pública, além de organizar e apoiar eventos beneficentes da região.
Foto: Divulgação
Nova Paraisópolis
A rádio comunitária Nova Paraisópolis é a voz da comunidade junto ao poder público, além de levar entretenimento e notícias em primeira mão para uma das maiores favelas de São Paulo.
Foto: Divulgação
Heliópolis
Criada em 1992, a rádio comunitária de Heliópolis dialoga com a comunidade em parceria com Unas Heliópolis, associação de moradores da maior favela de São Paulo, com ao menos 200 mil habitantes.
Foto: Divulgação
Tiradentes
A Rádio Comunitária da Cidade Tiradentes, distrito que possui uma população de 220.000 mil habitantes, é o único veículo de comunicação radiofônica localizado na região. A rádio leva muita utilidade pública, informação, entretenimento e música.
Foto: Divulgação
RC Itaquera
Uma grande conquista para lideranças de Itaquera, a rádio comunitária local atinge, com música e notícias, cerca de 15 mil ouvintes diariamente. Pelo mundo, através do site e aplicativo, pelo menos 100 mil pessoas sintonizam à rádio por dia.
Foto: Divulgação
Jaraguá
A rádio Jaraguá FM 87.5 atende ao público da região da zona centro oeste de São Paulo Bairro, mais especificamente do bairro Jaraguá e região.
Foto: Divulgação
Milênio, Itaim Paulista
A rádio comunitária do Itaim Paulista, a Milênio, leva muita música, cultura, entretenimento e informação para cerca de 350 mil moradores da zona leste da capital paulista.
Foto: Divulgação
Por Cleber Souza, do Visão do Corre
Acompanhe o Visão para ficar bem informado sobre o melhor das quebradas.
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil