Como a previsão do tempo é feita?

Processo envolve dados em tempo real

Foto: Nathan Mullet/Unsplash

Coleta de dados

Meteorologistas coletam dados do clima globalmente usando satélites, estações terrestres, balões e boias. Essas informações são essenciais para iniciar o processo de previsão do tempo.

Foto: SpaceX/Unsplash

Uso de modelos

Com os dados em mãos, os cientistas utilizam modelos meteorológicos computadorizados. Esses modelos simulam a atmosfera da Terra para prever mudanças no tempo.

Foto: Mika Baumeister/Unsplash

Padrões climáticos

Os modelos ajudam a identificar padrões climáticos, como frentes frias ou quentes, pressão atmosférica e movimentos de nuvens, fundamentais para a previsão.

Foto: Wikimedia Commons

Foco local

Meteorologistas ajustam as previsões globais para contextos locais, considerando características geográficas específicas, como montanhas e oceanos, que influenciam o clima local.

Foto: Du Zaniol/Unsplash

Dados em tempo real

Previsões são atualizadas regularmente com novos dados. Isso aumenta a precisão, permitindo que meteorologistas ajustem as previsões conforme mudanças climáticas iminentes.

Foto: Suhyeon Choi/Unsplash

Quem faz no Brasil?

O principal órgão é o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet). Essa instituição, criada em 1909 e vinculada ao Executivo, administra mais de 750 estações meteorológicas distribuídas entre seus 6 Distritos de Meteorologia, cobrindo todo o país.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Antes de ir...

E já que estamos falando do clima, você sabe dizer por qual razão chove tanto no verão do Brasil?

Foto: Daoudi Aissa/Unsplash

Siga o Byte

Nos acompanhe nas redes sociais para ficar sempre por dentro dos melhores conteúdos sobre ciência e tecnologia.

Foto: ESA/Euclid/Euclid Consortium/NASA, processamento de imagem por J.-C. Cuillandre (CEA Paris-Saclay), G. Anselmi; CC BY-SA 3.0 IGO