Veja cidades que estão se livrando de carros
A União Europeia aprovou uma proposta que proíbe a venda de carros com motores a combustão a partir de 2035.
Foto: Imagem de Deniz Anttila por Pixabay
A medida visa a reduzir em cerca de 55% as emissões de gás carbônico até 2030, entre os países que fazem parte do bloco.
Foto: Imagem de Marcin por Pixabay
Atualmente, cerca de 12% dos carros novos vendidos na União Europeia já são elétricos.
Foto: Imagem de andreas160578 por Pixabay
Pelo mundo, algumas cidades já tem se planejado inclusive para terem cada vez menos carros em circulação. Confira quais são!
Foto: Imagem de Ralf Gervink por Pixabay
Paris, França
Foto: Alexander Kagan em Unsplash
Não é de hoje que a capital francesa é uma das pioneiras em priorizar os espaços para os pedestres. Em 2016, por exemplo, o cais inferior ao longo do Rio Sena foi totalmente destinado aos pedestres.
Foto: Imagem de edo870 por Pixabay
Outra medida realizada por lá foi o aumento das ciclovias para reduzir o tráfego dos carros. A cidade ainda pretende acrescentar mais 180 km de ciclovias até 2026.
Foto: Pixabay
Bogotá, Colômbia
Foto: Levi Ari Pronk em Unsplash
Bogotá é uma cidade em franco desenvolvimento; foi uma das primeiras do mundo a acrescentar ciclovias temporárias durante a pandemia e a população aprovou as mudanças de forma permanente.
Foto: Enrique Hoyos em Pexels
Em 2020, a cidade italiana colocou em prática um plano para alargar as calçadas e expandir as ciclovias ao longo de 35 km de ruas que antes eram dedicadas à circulação de carros.
Foto: Dimitris Vetsikas por Pixabay
A exemplo de Paris, Milão também aderiu ao plano “cidade de 15 minutos”, um novo conceito de planejamento urbano que visa a permitir que os cidadãos façam qualquer tarefa diária em menos de 15 minutos, seja de bicicleta ou a pé.
Foto: Dimitris Vetsikas por Pixabay
Além disso, os turistas em Milão não precisam se preocupar com a falta de bicicletas, uma vez que o serviço de compartilhamento dispõe de mais de 300 estações pela cidade.
Foto: Dimitris Vetsikas por Pixabay
San Francisco, Estados Unidos
Foto: Tae Fuller por Pexels
No início da pandemia de Covid-19, a cidade norte-americana lançou o programa “Slow Streets” (Ruas Lentas), no qual eram usadas sinalizações e barreiras a fim de limitar o tráfego de automóveis e facilitar a circulação de pedestres.
Foto: Adam Derewecki por Pixabay
Depois disso, dados indicaram que o tráfego de carros diminuiu em cerca de 50%. Nos dias de semana, houve um aumento de 17% na circulação de pedestres e de 65% na de ciclistas.
Foto: Pixabay
Após o período de pandemia, quatro regiões da cidade mantiveram o projeto: Golden Gate Avenue, Lake Street, Sanchez Street e Shotwell Street
Foto: Reprodução / Instagram
Londres, Inglaterra
Foto: David Mark por Pixabay
Já está em curso um plano para tornar prioritário o trânsito de pedestres em cerca de metade das ruas da capital inglesa.
Foto: Kai Pilger por Pixabay
Desde 2003, os motoristas têm de pagar uma espécie de pedágio para circular na região central de Londres nos horários de pico. Em 2010, a cidade começou a implantar longas rotas para os ciclistas.
Foto: Alex Pham por Pexels
A capital coreana tem planos de ter três mil ônibus elétricos até 2025 com o propósito de incentivar o uso do transporte público. Além disso, a ideia é ter apenas veículos elétricos em circulação na cidade.
Foto: tawatchai07 no Freepik
Madri, Espanha
Foto: wirestock no Freepik
Desde 2018, os carros mais velhos e mais poluentes estão proibidos de ter acesso ao centro da cidade. A partir dali, o trânsito da capital espanhola já diminuiu 32%.
Foto: c1n3ma por Pixabay
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Imagem de Deniz Anttila por Pixabay