Pesquisa aponta os 15 países mais seguros para viajar em 2024

A empresa de seguros norte-americana ‘Berkshire Hathaway Travel Protection’ fez uma pesquisa e listou os quinze países mais seguros do mundo para fazer uma viagem em 2024. E o Brasil está entre eles.

Foto: Sgt Muller Marin/Força Aérea Brasileira

De acordo com a pesquisa, o conceito de segurança tem mudado ao longo dos anos. Antes, um lugar seguro era originalmente um local livre de atividades terroristas. Depois, tornou-se um local protegido contra surtos de doenças. Agora é um lugar onde todos podem circular livremente sem discriminação ou assédio.

Foto: Juliana Barquero Unsplash

A pesquisa abrange alguns critérios. Um deles é a opinião de viajantes. A empresa perguntou às pessoas para onde elas viajaram nos últimos cinco anos e qual a sua avaliação da segurança dos locais visitados.

Foto: Jane Slack-Smith Unsplash

Além disso, a pesquisa traz também dados do Índice Global de Paz e classificações de segurança em viagens do Departamento de Estado.

Foto: Imagem de DEZALB por Pixabay

O levantamento acrescenta as pontuações GeoSure Global das principais cidades de cada país, com avaliações de fatores como segurança das mulheres, índice de roubos, guerras, questões médicas e de saúde do país, entre outros. Confira o ranking:

Foto: wikimedia commons Frank Denney

15º - Brasil: Foi o país que mais subiu no ranking, pulando da 42ª colocação na edição passada para o 15º lugar. Os entrevistados deram “notas altas em segurança de viagens para mulheres/pessoas de cor/LGBTQ+ e notas razoáveis ​​para segurança contra terrorismo”.

Foto: 12019/Pixabay

Vale esclarecer que o termo “pessoas de cor” (people of color) é usado nos Estados Unidos para se referir a todos os que não são brancos – negros, latinos, asiáticos, etc.

Foto: Pixabay

Há uma ressalva: De acordo com o Departamento de Estado, viajar para regiões de fronteira do Brasil - com Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Guiana, Suriname, Guiana Francesa e Paraguai – não é recomendado devido aos altos níveis de criminalidade e atividade de gangues.

Foto: Heiko Behn/Pixabay

14º – Espanha: Em relação à pesquisa anterior, caiu três posições, mas ainda se manteve no top 15. A baixa taxa de criminalidade foi um ponto positivo na pesquisa, que, entretanto, alerta os turistas a terem cuidado com o roubo de passaportes nas grandes cidades do país.

Foto: Imagem de lapping por Pixabay

13º - França: Subiu três posições com boas notas em segurança no transporte (menos em Paris) e segurança contra epidemias de doenças. Por outro lado, não foi bem avaliada quanto à segurança contra o terrorismo. As frequentes manifestações que acontecem no país são um ponto de alerta para os turistas.

Foto: CHRIS BONTEMPS - wikimedia commons

12º – Japão: Pulou do 19º para o 12º lugar na pesquisa atual, muito graças à baixa taxa de criminalidade, seja assassinatos ou roubos. Por outro lado, aponta a pesquisa, em distritos como Roppongi, Kabuki-cho, Shibuya e Ikebukuro tem havido relatos de assédio a turistas americanos.

Foto: Sora mi mi wikimedia commons

11º – Nova Zelândia: O país teve uma queda de apenas uma posição, com destaque para sua baixíssima taxa de homicídios de 0,7 por 100.000 pessoas. Comparando, os Estados Unidos (que não entrou no top 15) têm uma taxa de homicídios de 7,8 por 100.000 habitantes.

Foto: Divulgação

10º – Austrália: Estava em 4ª na edição passada, ficando agora em 10º. Os poucos homicídios no país fizeram o país ter uma boa nota, mas a publicação fala para os turistas tomarem cuidado com os animais selvagens da região.

Foto: Patty Jansen por Pixabay

“Desde águas-vivas a crocodilos, tubarões, insetos venenosos e cobras, o continente e as suas águas acolhem vida selvagem que merece admiração e respeito em doses iguais”, diz a publicação.

Foto: Flickr KOliveira

9º – Islândia: Se por um lado ela é um país seguro para viver e passear, por outro os turistas devem tomar cuidado com as condições das estradas, que pioram bastante durante o inverno.

Foto: Irena Jackson/Public Domain Free Images

8º – Dinamarca: Os países escandinavos costumam sempre se destacar nas pesquisas sobre segurança, sendo a Dinamarca o segundo país mais pacífico do mundo de acordo com a publicação.Além dos baixos níveis de corrupção pública, o acesso à educação e os cuidados médicos de alta qualidade.

Foto: Flickr Dee

7º – Portugal: Destino bastante procurado por brasileiros, pulou da 18ª para a 7ª posição. Segundo a pesquisa, “as cidades apresentam um elevado grau de ordem e segurança”.

Foto: Pom' / Wikimedia Commons

Por outro lado, a publicação cita que os turistas devem tomar cuidado com seus pertences nos transportes públicos.

Foto: Joseolgon/Wikimedia Commons

6º – Inglaterra: Segundo a pesquisa, as cidades inglesas são notavelmente seguras, com baixas taxas de homicídios e roubos. Em 2022, aliás, a criminalidade no país caiu 22%.

Foto: Charles Postiaux Unsplash

5º – Holanda: Se no ano passado, foi considerado o país mais seguro do mundo para viajar, agora está no 5º lugar. A capital Amsterdã foi considerada pelos turistas americanos ouvidos na pesquisa como uma das cidades mais seguras do mundo.

Foto: Imagem Free de Bernardo Ferreria por Pixabay

4º – Irlanda: Os poucos homicídios ajudaram o país a subir da 12ª para a 4ª no ranking. Apesar da baixa taxa de criminalidade, nem tudo é perfeito. A pesquisa mostra que houve um aumento nos pequenos furtos nas grandes cidades da Irlanda, principalmente de bolsas ou mochilas

Foto: Imagem de jumpingnun por Pixabay

3º – Noruega: O top 3 da pesquisa da ‘Berkshire Hathaway Travel Protection’ tem mais um país escandinavo na lista. Com baixa taxa de criminalidade, a capital Oslo é considerada a área mais segura do país.

Foto: Imagem de Alexandra von Gutthenbach-Lindau por Pixabay

2º – Suíça: Com alto padrão de vida e ótima infraestrutura, o país recebe os turistas o ano todo, que buscam na região cidades charmosas e muita natureza: os Alpes e os lagos do país realmente merecem destaque.

Foto: Imagem de Christel por Pixabay

1º – Canadá: Com o título de país mais seguro para viajar em 2024, oferece segurança aos moradores e viajantes apesar dos comuns incidentes de incêndios florestais.

Foto: Jeremy Lee pexels

“O clima frio e a baixa densidade populacional proporcionam viagens seguras”, apontou a publicação.

Foto: Lukas Kloeppel pexels

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Sgt Muller Marin/Força Aérea Brasileira