Os 10 países mais felizes do mundo em 2024

143 nações estão na lista da ONU; Brasil ficou no top 50, em 44º lugar, mas subiu 5 posições em relação a 2023

Foto: iStock

Os mais felizes do mundo

O Relatório Mundial da Felicidade, patrocinado pela ONU e divulgado há mais de uma década, avaliou 143 países. A classificação se baseia em autoavaliações de indivíduos sobre a satisfação com a vida, o PIB per capita e níveis de segurança social, expectativa de vida, liberdade, generosidade e corrupção. Veja a seguir os países que lideraram o ranking em 2024:

Foto: iStock

1 - Finlândia

A Finlândia é o país mais feliz do mundo. O país ocupa esta posição no ranking pela sétima vez consecutiva.

Foto: iStock

2 - Dinamarca

A Dinamarca é o segundo país entre os mais felizes do mundo. Recentemente, ele foi escolhido pela cantora Sandy, recém-divorciada, como destino para a sua primeira viagem sozinha.

Foto: iStock

3 - Islândia

O relatório destaca que nenhum dos países mais populosos do mundo aparece entre os 20 primeiros. Medalha de bronze, a Islândia tem uma população de 360 mil habitantes, o equivalente a Vitória, capital do ES.

Foto: iStock

4 - Suécia

Mais um país nórdico no top 5. Com uma população de 10,42 milhões de habitantes, a Suécia é conhecida pela qualidade de vida e sustentabilidade.

Foto: iStock

5 - Israel

Ainda que abalado pela crise com os palestinos, Israel conquistou a quinta colocação da lista da ONU. É um país extremamente urbanizado e com alta expectativa de vida.

Foto: iStock

6 - Países Baixos

Os Países Baixos, também conhecidos como Holanda, é uma nação muito verde, com natureza abundante, e com altíssima qualidade de vida.

Foto: iStock

7 - Noruega

Mais um país nórdico entre os top 10. A Noruega foi primeiro lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) por 12 anos consecutivos.

Foto: iStock

8 - Luxemburgo

Luxemburgo é um dos menores países da Europa e o menor não considerado um microestado, com uma população de 645.397 habitantes.

Foto: iStock

9 - Suíça

Com 8,7 milhões de habitantes, a Suíça é um dos países mais desenvolvidos e com um dos maiores índices de qualidade de vida do mundo.

Foto: iStock

10 - Austrália

A Austrália é considerada um dos melhores países do mundo para se viver, segundo comparações internacionais considerando riqueza, educação, saúde e qualidade de vida. É também refúgio de muitos imigrantes brasileiros por seu clima parecido com o do Brasil.

Foto: iStock

E o Brasil?

O Brasil, por sua vez, ficou com a 44ª colocação. Na comparação com o ranking divulgado em 2023, o país subiu 5 posições. Entre os países da América do Sul, os brasileiros ficam atrás apenas do Uruguai (26º) e do Chile (38º).

Foto: iStock

143 - Afeganistão

Do outro lado do ranking, atormentado por uma catástrofe humanitária desde que o Talibã retomou o controle do país em 2020, o Afeganistão aparece em último lugar entre os 143 países pesquisados.

Foto: iStock

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: iStock