Famoso pelas muambas, Paraguai surpreende pela beleza; veja locais para visitar no país vizinho

Foto: Cmasi wikimedia commons

Muitas pessoas se lembram do Paraguai ao falarem de produtos contrabandeados e até de violência, como o atentado contra José Carlos Acevedo, prefeito de Juan Pedro Caballero, cidade na fronteira com o Brasil.

Foto: Cmasi wikimedia commons

Mas o Paraguai também tem belezas que são motivo de orgulho para os nativos e que atraem turistas. Veja alguns locais que fazem parte do roteiro de visitação.

Foto: Tetsumo wikimedia commons

Assunção

A capital, fica à margem do rio Paraguai, na baía de Assunção, que tem uma bela paisagem. A cidade abriga monumentos e museus sobre a história do país

Foto: Bleff wikimedia commons

Palácio de Los López (Assunção)

Sede do governo paraguaio, é uma construção em estilo neoclássico e neorrenascentista ao lado da Baía de Assunção.

Foto: divulgação Trip Advisor

Panteón de Los Heroes (Assunção)

Sua construção começou em 1863, como templo católico, mas a obra parou durante a Guerra do Paraguai. Em 1929, o trabalho foi retomado e a igreja foi inaugurada em 1936, tendo também uma função de panteão (mausoléu), com restos mortais de heróis nacionais.

Foto: Commons Wikimedia

Casa de La Independencia (Assunção)

É uma casa construída em 1772 que funciona como museu, pois foi palco de conspirações que culminaram na independência do país em 1811. Tem paredes de adobe e teto de telhas, em estilo colonial.

Foto: Commons Wikimedia

Museo Del Barro (Assunção)

Fundado em 1979, é uma instituição particular que abriga peças de cerâmica pré-colombiana e peças feitas em argila e barro por tribos indígenas. Também tem obras em madeira e renda.

Foto: Divulgação / Museo del Barro de Asunción

Salto Cristal

A 160 km de Assunção, essa cachoeira é um dos lugares favoritos no país para a prática do ecoturismo. Além de contemplar paisagens naturais de grande beleza, as pessoas podem se banhar numa piscina natural de 17m de profundidade.

Foto: divulgação viator.com

O Salto também atrai quem gosta de praticar snorkel, escalada, caminhada e rapel. Com proteção, é possível caminhar por trilhas entre as árvores.

Foto: divulgação joyalife

Missões Jesuíticas da Santíssima Trindade de Paraná Y Jesús de Tavarangue

Reduções de jesuítas no sul do país, a 28 km de Encarnación, construídas em 1706. As ruínas foram declaradas Patrimônio Mundial da Unesco em 1993.

Foto: caminodelosjesuitas.com

Essas reduções jesuíticas deram origem à cidade de Encarnación, a 370 km da capital Assunção - hoje com 127 mil habitantes.

Foto: Benutzer Nepentes wikimedia commons

Encarnación é um importante polo comercial e industrial e se liga à cidade de Posadas, na Argentina, pela ponte rodoviária e ferroviária San Roque González de Santa Cruz, sobre o rio Paraná.

Foto: Flickr

A cidade tem três belas praias de água doce, à margem do rio Paraná - San José, Mbói Ka'e e Pacu Cua - com areia de cor intensa, limpa, e uma orla propícia também a caminhadas.

Foto: Myparaguay

Encarnación também tem o carnaval mais popular do Paraguai , com desfile de foliões e alegorias, supermovimentado.

Foto: Commons Wikimedia

Ciudad del Este

Situada na fronteira com o Brasil, a cidade se liga a Foz do Iguaçu, no Paraná, pela Ponte Internacional da Amizade.

Foto: Flickr

Ciudad del Este é a cidade procurada por pessoas que querem comprar produtos baratos para vender no Brasil. São muitas lojas em shoppings com todo tipo de mercadoria.

Foto: Flaviohmg wikimedia commons

Mas a cidade também tem museus interessantes, como o Planeta 3D, com obras de arte em terceira dimensão; e o El Mensú (foto), que reúne coleções de fotos, equipamentos e ferramentas da época da fundação. Outra atração é o Lago da República, com anfiteatro ao ar livre.

Foto: divulgação Trip Advisor

Gran Chaco

Vasta planície de floresta que abrange trechos de 4 países: Paraguai, Bolívia, Argentina e Brasil. Tem 1,2 milhão de km², com climas que variam de pampas e semiárido. As temperaturas oscilam entre -7ºC e 47ºC.

Foto: Flickr

O Chaco tem grande variedade de ecossistemas. E o próprio nome se origina de "checu", da língua quéchua, significando variedade de coisas.

Foto: reproduão maestrovirtuale.com

Caacupé

Cidade perto do Lago de Ypacaraí, que inspirou a música de mesmo nome cantada por Perla, cantora paraguaio-brasileira. Fica a 54 km de Paraguai, tem 56 mil habitantes e tem uma bela basílica.

Foto: Commons Wikimedia

Yaguarón

Cidade com 27 mil habitantes, é a terra natal de José Gaspar Francia, um dos responsáveis pela independência do país. Tem cavernas, museus e igrejas que expõem o estilo do Paraguai na época da libertação. Destaque para a Igreja San Buenaventura, com detalhes em madeira e desenhos.

Foto: Panoramio

Areguá

A cidade abriga o Cerro Koi, monumento natural de formações geológicas de pedra arenisca hexagonal, sem igual na América Latina. Declarado Monumento Natural em 1993.

Foto: Scolman wikimedia commons

Fechamos a galeria com o mais importante espaço cultural dedicado à memória dos índios guaranis no Paraguai. Fica em Hernandarias.

Foto: Divulgação Trip Advisor

Situado à beira da Supercarretera, estrada que liga Ciudad del Este a Hernandarias e à usina de Itaipu, o Museu da Terra Guarani tem peças que contam desde a chegada dos primeiros humanos há mais de 6 mil anos até a atualidade, passando pela cultura dos guaranis e pelas missões dos jesuítas.

Foto: Divulgação Trip Advisor

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Cmasi wikimedia commons