Em alta neste verão, Rio São Francisco amplia rede hoteleira

Foto: jcomp freepik

As férias de verão estão com tudo! Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI) revelou que, até março de 2024, quase 4 em cada 10 brasileiros planejam fazer uma viagem.

Foto: jcomp freepik

O próprio Brasil é o lugar escolhido por quase todos os viajantes pesquisados (95%). As praias e os lugares ensolarados são os destinos favoritos para mais da metade, seguidos de áreas rurais e de natureza.

Foto: Legacy600 wikimedia commons

No primeiro trimestre, o Nordeste é o destino principal, com pouco mais de 4 em cada 10 viajantes querendo ir para lá.

Foto: Good light wikimedia commons

Quase igualmente popular, o Sudeste atrairá cerca de 4 em cada 10 também. São Paulo sozinha espera receber quase 1 em cada 5 viajantes no começo de 2024 (ou 19% do total).

Foto: flickr Thomas Hobbs

Ainda de acordo com a pesquisa, quase 3 em cada 4 brasileiros estão planejando usar carro próprio ou ônibus para se deslocar, enquanto cerca de 1 em cada 4 mencionou o avião como meio de transporte.

Foto: Stuart Bailey por Pixabay

Os dados da pesquisa indicam que os brasileiros priorizam as belezas naturais (31%), preços acessíveis (25%), e a chance de se reunir com amigos e familiares (23%) ao decidir para onde viajar.

Foto: Youtube/ CAR.BLOG.BR

Muitos brasileiros ainda deixam para comprar passagens em cima da hora. Cerca de um quinto dos entrevistados que planejam viajar até março compraram seus bilhetes de verão em novembro ou dezembro.

Foto: Joshua Woroniecki por Pixabay

Quando buscam informações sobre destinos, a pesquisa revelou que o Instagram (54%) é a fonte mais popular, seguido pelo Facebook (35%), YouTube (22%), e TikTok (13%).

Foto: Claudio Schwarz Unsplash

Um exemplo importante de destino local que vem atraindo muitos turistas nesse período de férias no Brasil é o Rio São Francisco.

Foto: wikimedia commons Cleferson Comarela

O contato com a natureza, a segurança e as belezas do “Velho Chico” são os aspectos mais citados por quem procura conhecer o lugar.

Foto: Reprodução TV Globo

Por conta da alta demanda, novos empreendimentos como pousadas e hotéis têm surgido às margens do rio.

Foto: Reprodução TV Globo

Com direito à piscina de borda infinita, algumas apostam no conforto e investiram pesado para receber os turistas. Conheça mais sobre esse lugar fascinante!

Foto: Reprodução TV Globo

O Rio São Francisco, carinhosamente apelidado de "Velho Chico", é um dos mais importantes cursos d'água do Brasil, com uma rica história que se entrelaça com a formação do país.

Foto: wikimedia commons Arley Cruzper

Sua descoberta pelos europeus remonta a 1501, quando a expedição de Américo Vespúcio o avistou em 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis, dando origem ao seu nome.

Foto: wikimedia commons Valdir Barbosa

O rio nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e percorre 2.830 km até desaguar no Oceano Atlântico, entre os estados de Alagoas e Sergipe.

Foto: misterx99 wikimedia commons

Ao longo dos séculos, o rio desempenhou um papel fundamental na colonização e no desenvolvimento do interior do Brasil, serviu como via de transporte para pessoas, mercadorias e tropas, impulsionando a economia e a integração regional.

Foto: Reprodução TV Globo

O São Francisco é o rio com maior extensão territorial dentro do Brasil, percorrendo 2.830 km e banhando cinco estados: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Foto: wikimedia commons Shannon1

O São Francisco é vital para a região Nordeste, fornecendo água para irrigação, pesca, geração de energia hidrelétrica e turismo.

Foto: marinelson wikimedia commons

O “Velho Chico” abriga uma rica variedade de fauna e flora, incluindo espécies endêmicas e ameaçadas de extinção.

Foto: wikimedia commons enioprado

A vazão do rio varia consideravelmente ao longo do ano, com períodos de cheia e seca. Não são poucos os desafios, como a poluição, o desmatamento e a construção de barragens.

Foto: wikimedia commons Fronteira

O Rio São Francisco é um patrimônio natural de inestimável valor para o Brasil. É fundamental preservá-lo para as futuras gerações, garantindo a sua vitalidade e a sua importância para a economia, a cultura local e o meio ambiente.

Foto: wikimedia commons Renato Lopes

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: jcomp freepik