Devagar, quase parando: Trem vira atração por ser lento

Foto: Jan Derk Remmers - Wikimédia Commons

Um dos transportes mais usados no mundo, o trem é sinônimo de rapidez e pontualidade. Em alguns lugares, como no Japão, sua velocidade máxima impressiona. Em outros, como na Suíça, as belas paisagens encantam.

Foto: Jan Derk Remmers - Wikimédia Commons

Mas existe um lugar onde o trem é sinônimo de lentidão. O que não quer dizer que ele seja ruim, muito pelo contrário, isso torna o transporte único, chegando a conquistar turistas do mundo todo.

Foto: Reprodução: Pixabay

A índia possui uma ferrovia que tem uma das viagens mais lentas do mundo: Montanhas Nilgiri. O trem sai de Mettupalayam, a 326 metros em relação ao nível do mar, e viaja até Udhagamandalam, a 2.203 metros.

Foto: Reprodução/Youtube UOL

A viagem foi declarada em 2005 pela Unesco como patrimônio da humanidade, reconhecendo sua importância histórica e arquitetônica, bem como seu impacto nas comunidades locais e no desenvolvimento da região.

Foto: Reprodução/Youtube UOL

Com 46 km de distância, o trajeto dura cinco horas de trem, já de carro poderia levar cerca de 30 minutos.

Foto: Reprodução/Youtube UOL

Toda essa lentidão da viagem tem uma recompensa: as paisagens que os passageiros irão se deslumbrar ao longo do trajeto.

Foto: Pixabay/enbeeone3

A viagem também provoca nostalgia aos amantes de ferrovia: som de apito, a locomotiva a vapor e outros ingredientes dão um charme a mais em tudo que envolve a Ferrovia da Montanha Nilgiri.

Foto: Pixabay/suketdedhia

No caminho entre os dois pontos indianos é possível ver 16 túneis, 250 pontes e 208 curvas. A passagem mais cara custa 600 rúpias, o equivalente a R$ 35 reais.

Foto: Pixabay/Yeskay1211

A ferrovia percorre um trajeto extremamente cênico, passando por densas florestas, plantações de chá, curvas acentuadas e pontes incríveis. A viagem oferece vistas espetaculares da paisagem montanhosa e é uma atração turística popular.

Foto: Reprodução/Youtube UOL

Sua engenharia única é notável. A viagem utiliza locomotivas a vapor antigas que são uma atração por si só.

Foto: Reprodução/Youtube UOL

A Ferrovia da Montanha Nilgiri tem 46 km de comprimento e foi proposta pela primeira vez em 1854, mas devido à dificuldade da localização montanhosa, a obra só começou em 1891 e foi concluída em 1908.

Foto: Pixabay/StockSnap

Devido à topografia acidentada e ao clima úmido da região, a manutenção da Ferrovia da Montanha Nilgiri é um desafio constante.

Foto:

Além dela, outras duas ferrovias chamam a atenção na Índia por conta do trajeto montanhoso: a Ferrovia de Darjeeling Himalaia e a Ferrovia Kalka Shimla.

Foto: Pixabay/donvikro

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Jan Derk Remmers - Wikimédia Commons