Descubra os países mais visitados por turistas no mundo

Foto: Rudy and Peter Skitterians por Pixabay

O turismo enfrentou grandes desafios durante a pandemia de Covid-19, mas de acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), as viagens internacionais atingiram 80% dos níveis pré-pandêmicos no primeiro trimestre de 2023.

Foto: Rudy and Peter Skitterians por Pixabay

Um relatório da OMT sobre o turismo, atualizado em setembro de 2023, aponta os países mais visitados do mundo. Destinos na Europa e nas Américas lideram as preferências, embora países do Oriente Médio e da Ásia estejam ganhando destaque entre os turistas estrangeiros.

Foto: Andrea Piacquadio pexels

Áustria - Com 26 milhões de turistas ao ano, o país que se notabilizou historicamente pela música clássica, tem na Ópera de Viena, na capital, um dos pontos mais cultuados. Viena também se destaca pelo imponente Palácio de Schönbrunn e pela Catedral de Santo Estêvão, entre outras preciosidades.

Foto: Imagem de Michael Kleinsasser por Pixabay

Mas, até por causa da herança musical, a cidade de Salzburgo, a quase 300 km de Viena, também atrai muitos visitantes por ser a terra natal de Mozart. A casa dele faz parte de qualquer guia de viagem pela cidade.

Foto: Imagem de Hans por Pixabay

Grécia - Com 28 milhões de turistas estrangeiros/ano, o berço da civilização ocidental tem tantas atrações históricas que, a exemplo de Roma, na Itália, requer planejamento das visitações. A Acrópole e as ruínas do Templo de Partenon, em Atenas, são um must, dentro do roteiro sobre a Antiguidade.

Foto: Imagem de Dias12 por Pixabay

Mas, fora da capital, a Grécia também tem locais deslumbrantes, entre eles Santorini, no Mar Egeu. A ilha tem construções com cúpulas azuis que encantam na paisagem. E está no roteiro de vários navios de cruzeiro.

Foto: Russell Yan pixabay

Alemanha- O país atrai 28 milhões de visitantes/ano, com destaque para Berlim e Frankfurt. Berlim, com pontos históricos como o Portão de Brandemburgo (foto) e o Memorial do Holocausto, costuma ser a cidade mais procurada.

Foto: Nikolaus Bader por Pixabay

Outras cidades populares na Alemanha são Munique (foto), famosa pela Oktoberfest, Colônia, com sua imponente Catedral, e Hamburgo. O país oferece uma rica mistura de história, cultura e gastronomia.

Foto: Michael por Pixabay

Reino Unido- Atrai 30 milhões de visitantes de outras partes do mundo por ano. Essa análise abrange as chegadas à Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Mas a Inglaterra tem destaque na preferência dos turistas.

Foto: Imagem de Stefan Schweihofer por Pixabay

A capital da Inglaterra, Londres, se destaca com atrações imperdíveis, que são cartões postais da Europa, como a Torre do Big Ben, a roda gigante London Eye e o Palácio de Buckingham, entre outros locais mundialmente famosos.

Foto: Imagem de nnqooh por Pixabay

México- Recebe 38 milhões de visitantes ao ano. A Cidade do México e Cancún são os principais destinos. Destaque também para a Península de Yucatán, que separa o Golfo do México do Mar do Caribe, abrangendo 3 estados mexicanos, além de partes de Belize e da Guatemala.

Foto: - PXFuel creative commons

A capital, Cidade do México (foto), é mundialmente conhecida pelo Palácio Nacional, a Catedral de la Asunción de María e o Museu do Templo Mayor. E Cancún é famosa pelas belas praias. O México também tem o sítio arqueológico Chichén Itzá, o parque Río Secreto e Cenote Ik Kil, entre outras atrações.

Foto: Carlos Martínez Blando wikimedia commons

Itália- O país recebe 50 milhões de turistas estrangeiros, principalmente nas cidades de Roma, Florença, Milão e Veneza (foto), além de ilhas como Sicília e Sardenha.

Foto: Imagem de Marko Tomic por Pixabay

Roma é a cidade mais visitada, repleta de atrações populares como o Coliseu e a Fontana di Trevi (foto) O Vaticano, sede da igreja católica, é um ponto turístico emblemático, tendo a Basílica de São Pedro e a famosa Capela Sistina.

Foto: picryl.com / domínio público

Turquia- O país recebe 50 milhões de visitantes. Destaque para a região da Anatólia Central, onde fica a capital Ancara, e a cidade de Istambul (foto), famosa por pertencer a dois continentes (Europa e Ásia) e por abrigar a deslumbrante Mesquita Azul.

Foto: Kerem Yilmaz Divulgação

Outro destino cobiçado no país é a Capadócia, com as Chaminés de Fada e o disputado passeio de balão, além do Museu a Céu Aberto de Goreme, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1984, e cidades subterrâneas, como a Derinkuyu.

Foto: Imagem de yuliya sidelnikova por Pixabay

Estados Unidos- Com seus 50 estados e muitas cidades turísticas, atrai 51 milhões de visitantes estrangeiros anualmente. Nova York, Los Angeles, Miami e Orlando são as cidades mais disputadas do país.

Foto: Flickr Jeffrey Zeldman

Nova York é a mais visitada. A Big Apple (como popularmente é chamada) tem a Estátua da Liberdade, o Central Park e o Empire State Building como algumas das atrações mais procuradas.

Foto: - Dllu wikimedia commons

Espanha- Com 72 milhões de visitantes estrangeiros por ano no país, o país tem as cidades de Barcelona (foto) e Madrid como as mais populares. Mas destinos como Sevilha, Valencia (foto) e Santiago de Compostela também atraem muitos viajantes.

Foto: Wikimedia Commons

Ibiza é um ponto alto no verão europeu. Barcelona oferece pontos turísticos como a Sagrada Família e o Park Guell (foto), enquanto Madrid, com sua vida noturna agitada, apresenta a Plaza Mayor, Palácio Real, Museu do Prado e outros locais desejados.

Foto: Bernard Gagnon / Wikimedia Commons

França- A líder no turismo estrangeiro, com 79 milhões de visitantes, tem a capital Paris como principal atração. Além da culinária, o país oferece paisagens naturais, museus notáveis e monumentos históricos.

Foto: Basilio wikimedia commons

Paris concentra os pontos turísticos, como a Torre Eiffel e a Champs-Élysées. Montmartre, com a Basílica Sacré-Cœur e o Moulin Rouge, é outro destino encantador. O Louvre e o D’Orsay destacam-se entre os muitos museus. A Catedral de Notre-Dame e o Palácio de Versalhes também têm grande apelo no turismo.

Foto: - Caradec commons wikimedia

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Rudy and Peter Skitterians por Pixabay