Conheça as 10 praias mais bonitas da Europa; Espanha lidera a lista com 5

Foto: Flipar

O site de viagens European Best Destination (Melhores Destinos da Europa na tradução) a cada ano promove uma lista das praias mais lindas do continente com base no voto de milhares de turistas de 83 países. Algumas ficam meio escondidas; e outras são bastante conhecidas. Todas ideais para programas românticos ou familiares.

Foto: site European Best Destinations

1ª – Torrente de Pareis (Espanha)

Localizada nas Ilhas Baleares, na cidade de Mallorca, na Espanha, a ‘Torrente de Pareis’ foi escolhida a praia mais bonita da Europa entre os turistas votantes. Há duas opções para acessar a ilha: uma exige mais esforço físico, já que é através de uma trilha de nove quilômetros.

Foto:

O percurso leva até seis horas para ser finalizado e só é possível fazê-lo na estação seca, quando a maré está baixa. Caso você não goste desse tipo de experiência aventureira, a outra forma é reservando um passeio de barco (foto) com uma hora de duração e que sai do porto de Soller, várias vezes ao dia.

Foto: cs:Wikipedista:Li-sung / Wikimedia Commons

2ª – Praia de Alzejur (Portugal)

A ‘Praia de Alzejur’, na região de Algarve, em Portugal, é uma sugestão perfeita para os apaixonados por tranquilidade, oceano e natureza, pois se encontra em uma área de preservação natural, pouco explorada.

Foto: Youtube Canal Portugal Visto do Céu

Essas praias não têm poluição e os seus arredores são cercados por pequenas vilas onde predomina a agricultura local com a indicação para experimentar a batata doce e o mel, além dos amendoins de Rogil.

Foto: Flickr Cris Bay

3ª – Praia de Amio (Espanha)

Em Cantábria, na Espanha, a ‘Praia de Amio’ foi a selecionada. Mas, às vezes, fica totalmente encoberta. A beleza natural recebeu pouca intervenção humana. Afinal não há resorts, bares ou vendedores ambulantes.

Foto: Flickr David Alonso

Essa praia é singular por uma questão geográfica, pois ela se conecta com uma pequena ilha por meio de um istmo, uma longa faixa de areia muito fina banhada por água dos dois lados.

Foto:

4ª Praia de La Pelosa (Itália)

4ª – Situada na região da Sardenha, na Itália, a ‘Praia de La Pelosa’ é apontada como a mais bonita das redondezas, graças às suas águas na cor azul turquesa, que são calmas. Para conservá-la como um ‘paraíso’, as autoridades limitam a circulação de pessoas.

Foto: goldpicasa/Wikimedia Commons

Para conhecer o local, é necessário fazer reserva com antecipação de maneira remota. Em seguida, o visitante receberá o QR Code que lhe concederá acesso à praia. Um bar oferece diariamente o aluguel de espreguiçadeiras para ajudar a relaxar e aproveitar o sol.

Foto: Flickr VEGAFI

5ª - Praia de las Catedrais (Espanha)

5ª - A famosa Galícia, na Espanha, contém a ‘Praia de las Catedrais’, assim chamada por ser cercada de diversas formações rochosas modeladas pela erosão do vento e da água. Com o objetivo de aproveitar da melhor maneira possível, consulte o cronograma das marés. O ideal é visitar com a maré baixa.

Foto: Flickr Vítor Ribeiro

Afinal, neste cenário é possível andar pela praia. Com a maré alta, a visitação é feita pelo alto das falésias e com uma distância de segurança para os desfiladeiros. No período de alta procura, entre abril e setembro, é indicado fazer reserva online, gratuita, pelo limite de visitas por dia.

Foto: Wolffoxylady/Wikimedia Commons

6ª – Cala Granadella (Espanha)

A região de Costa Blanca, na Espanha, é uma das que mais recebem sol na Europa. Ali fica a praia ‘Cala Granadella’, com suas águas na cor azul turquesa, propícias para passeios de caiaque.

Foto: Flickr Leo Labrin

O local tem posto de salva-vidas monitorando a movimentação. É necessário levar calçados mais reforçados para a ‘Cala Granadella’, já que ela é uma praia rodeada de rochas. O objetivo é evitar acidentes ao escorregar nas pedras.

Foto: Werner Wilmes/Wikimedia Commons

7ª – Praia do Vale das Borboletas (Turquia)

A ‘Praia do Vale das Borboletas’, na Turquia, é assim chamada por estar em um território onde os insetos vão depositar seus ovos. O local é indicado para a prática de trekking, em meio à vegetação fascinante que compõe a paisagem.

Foto: William Neuheisel/Wikimedia Commons

Os períodos ideais para pegar a praia sem aglomeração são na parte da manhã e à noite. Outra sugestão é explorar o morro acima da praia e tirar uma bela foto, mas cuidado com a trilha que é traiçoeira.

Foto: Acar54 - Wikimédia Commons

8ª – Praia Nova (Portugal)

Novamente em Portugal, na região de Algarve, a ‘Praia Nova’ está perto do ‘Capela Senhora da Rocha’ e é um dos locais mais representativos de Algarve. Fica muito próxima de outra belíssima praia da ‘Cova Redonda’.

Foto: Flickr Vitor Oliveira

Ambas estão situadas na pequena cidade de Porches, um refúgio ainda desconhecido para muitos turistas.

Foto: Joseolgon/Wikimedia Commons

9ª – Cala Moraig (Espanha)

‘Cala Moraig’ está situada em Costa Blanca, na Espanha. Trata-se de uma praia secreta que apresenta um magnífico tom azul turquesa em suas águas. Quem vai conhecê-la estaciona o veículo no alto do morro e ainda percorre um trajeto caminhando.

Foto: Joanbanjo/Wikimedia Commons

O grande obstáculo é que esse caminho é íngreme e apresenta um declínio acentuado. Com isso, a praia fica profunda rapidamente. Ainda é composta de pedras seixo. Assim, não é indicado para um passeio familiar, mas sim para quem tem mais experiência em locais desse tipo.

Foto: Flickr Jorge Torrecilla López

10ª – Cala Tonnarella dell'Uzzo (Itália)

A região da Sicília, na Itália, é detentora da ‘Cala Tonnarella dell'Uzzo’, uma praia pouco explorada, que se destaca pelas águas cristalinas e forte presença do sol, além de apresentar condições ideais para mergulho. Inclusive, ela está situada em uma área de reserva natural.

Foto: Facebook Casa Vacanze Villetta Mary San Vito Lo Capo

A propósito, não é de fácil acesso, pois é necessária uma caminhada por volta de 20 minutos a partir do estacionamento da reserva.

Foto: The Cosmonaut/Wikimedia Commons

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Flipar