Por quê?
Existem diversos motivos para um país mudar de nome, mas geralmente as alterações estão relacionadas a questões políticas. Confira 10 países que tiveram mudanças de nome, desde o início do século 20.
Foto: Travel Wild
De Macedônia para República da Macedônia do Norte
Em 2019, a até então chamada Macedônia, passou a ser chamada de República da Macedônia do Norte. O nome "Macedônia", definido após o fim da Iugoslávia, teria deixado a Grécia descontente, pois os gregos também têm uma região também chamada assim.
Foto: sanniely
De Swazilândia para Essuatíni
A mudança de Swazilândia para Essuatíni aconteceu em 2018. O Reino de Essuatíni, como é chamado oficialmente atualmente, era o nome antigo do país. Um dos principais objetivos foi romper com as características colonialistas impostas na região.
Foto: ChantalYV
De Rodésia para Zimbábue
A busca por se distanciar da história colonialista também foi o motivo para a mudança de nome que resultou em Zimbábue. O nome Rodésia era uma homenagem ao colonizador britânico Cecil John Rhodes.
Foto: wilpunt
De República Popular do Kampuchea para Camboja
O país já foi chamado de Reino de Kambuja, República de Khemer e República Popular do Kampuchea. Após a transição da ONU, até 1993, a nação passou a ser chamada de Estado do Camboja e depois voltou a ser oficialmente Reino de Camboja.
Foto: markgoddard
De Birmânia para Mianmar
Até 1989, Mianmar era chamada de Birmânia, ou Burma, no inglês. Após um golpe, no ano anterior, militares passaram a chamar o país de Mianmar. Até os dias de hoje, países contrários ao golpe e representantes da oposição seguem com o nome Burma.
Foto: ImpaKPro
De Ceilão para Sri Lanka
Antes de ser Sri Lanka, o país insular passou por vários nomes, frutos do colonialismo, como Taprobane, Serendib e Ceilão. "Lanka", como era originalmente chamado, significa "ilha". E "Sri" significa "resplandecente". Desde 1972 o país tem o nome de Sri Lanka.
Foto: graphixel
De Sião para Tailândia
A primeira vez que Sião se tornou Tailândia foi em 1939. No começo daquela década, houve uma mudança de uma monarquia constitucional, dando mais poder ao povo. Os tailandeses se orgulham que o nome significa "terra dos livres", ou "terra dos Thai".
Foto: ShutterWorx
De Holanda para Países Baixos
A Holanda passou a ser chamada de Países Baixos em 2020. Geograficamente, a Holanda representa apenas parte das províncias do país. A alteração aconteceu como uma espécie de "rebranding" do país perante o mundo.
Foto: serts
De Pérsia para Irã
A então chamada Pérsia passou a ser chamada de Irã em 1935. Foi um pedido do governo iraniano a outros países, após uma sugestão do embaixador persa na Alemanha, uma vez que o nome do país na língua persa sempre significou "Irã".
Foto: Mohammad Nouri
De Guiana Holandesa para Suriname
Antes chamado de Suriname, o país era conhecido como Guiana Holandesa, por ter sido colônia da Holanda. Antes dos holandeses, a região chegou a ser povoada por britânicos. A mudança de nome aconteceu após sua independência, em 1975.
Foto: Cameris
EXTRA! Até o Brasil
O Brasil já teve oito nomes antes do atual: Pindorama (nome dado pelos indígenas); Ilha de Vera Cruz, em 1500; Terra Nova em 1501; Terra dos Papagaios, em 1501; Terra de Vera Cruz, em 1503; Terra de Santa Cruz, em 1503; Terra Santa Cruz do Brasil, em 1505; Terra do Brasil, em 1505; e finalmente Brasil, desde 1527.
Foto: iStock
Siga Terra Você
Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação...
As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: Ella Needham