As 20 melhores cidades em arte e cultura no mundo atualmente

A revista Time Out, com sedes em Londres e Nova York, publicou lista das 20 melhores cidades do mundo para arte e cultura atualmente.

Foto: Pexels pixabay

De acordo com a publicação, o ranking é resultado de um questionário respondido por 21 mil moradores de cidades pelo mundo.

Foto: Andrzej Otrębski/Wikimedia Commons

Os participantes responderam sobre oferta, lugares e experiências culturais da cidade em que vivem, incluindo avaliações de qualidade e acessibilidade. Os editores da revista também participaram da votação.

Foto: Brad Fergie/Wikimedia Commons

20º lugar: Seul, na Coreia do Sul - Entre as atrações culturais da capital sul-coreana aparecem o festival de música Waterbomb e os palácios históricos, como o Gyeongbokgung (foto).

Foto: Imagem de csk por Pixabay

19º lugar: Amsterdã, na Holanda - A capital holandesa destaca-se por seu patrimônio artístico, especialmente os museus com pinturas de artistas do porte de Rembrandt, Vermeer e Van Gogh. Na pesquisa, os habitantes também exaltaram as opções musicais da cidade.

Foto: Steven Lek/Wikimedia Commons

18º lugar: Mumbai, na Índia - Capital cultural do segundo país mais populoso do mundo, é festejada pelos habitantes pela diversidade de opções. O Centro Nacional de Artes Cênicas, o Teatro Prithvi e o Kala Ghoda Arts Festival apareceram entre as atrações mais citadas.

Foto: Pratishkhedekar

17º lugar: Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos - A beleza arquitetônica é um dos pontos fortes da cidade, em edifícios como o do museu Louvre Abu Dhabi e a Casa da Família Abraâmica, espaço inter-religioso na Ilha Saadiyat.

Foto: Divulgação

16º lugar: Tóquio, no Japão - A capital japonesa destacou-se na pesquisa pela diversidade de opções culturais. Santuários, arte digital, shows, festivais, arquitetura deslumbrante e moda estão entre as atrações.

Foto: jreysp - Wikimédia Commons

15º lugar: Nova York, nos Estados Unidos - Diversidade foi a definição principal que a cidade recebeu na pesquisa. Museu de Arte Moderna (MoMa), Broadway, Central Park, Linconl Park… Não faltam referências de arte e cultura na cosmopolita “cidade que nunca dorme”.

Foto: - chensiyuan wikimedia commons

14º lugar: São Paulo, no Brasil - Representante brasileira na lista da Time Out, a cidade mais populosa da América Latina foi elogiada pelos teatros, cinemas independentes, parques e museus (especialmente o Masp).

Foto: Wilfredor - Wikimédia Commons

13º lugar: Marrakech, no Marrocos - A cidade africana entrou na lista por indicação dos editores da revista. Museus e galerias de artes foram mencionados como forças artísticas locais.

Foto: Abdelhamid Azoui Unsplash

12º lugar: Montreal, no Canadá - Citada pela revista como a “capital mundial dos festivais”, a cidade localizada na província de Quebec sedia o maior festival de jazz do mundo. Para os moradores, o principal ponto cultural é a Place des Artes, dedicado às artes cênicas.

Foto: Jocelynhade/Wikimedia Commons

11º lugar: Paris, na França - Além do Louvre, o mais famoso museu do mundo, os parisienses orgulham-se dos espaços de teatro e moda locais. O Centro Pompidou e o Palais de Tokyo também foram mencionados na pesquisa.

Foto: Imagem de Edi Nugraha por Pixabay

10º lugar: Melbourne, na Austrália - Os moradores da cidade australiana destacaram a cena cultural da cidade em larga escala. A Fed Square, com seus museus, cinemas, restaurantes e teatros, é um dos símbolos dessa pujança.

Foto: JarrahTree/Wikimedia Commons

9º lugar: Florença, na Itália - Berço do renascimento, a capital toscana deslumbra com as obras de Sandro Botticelli e Caravaggio na Galleria Uffizi e o com Duomo de Brunelleschi. A arte contemporânea da representante italiana na lista também destaca-se em exposições e desfiles de moda.

Foto: Chris Wee - wikimedia commons

8º lugar: Madri, na Espanha - Os moradores da cidade destacaram os Museus do Prado, Thyssen e Reina Sofía entre as mais importantes instalações culturais da capital espanhola. O Teatro Real também foi enaltecido pelos madrilenhos.

Foto: Emilio J. Rodríguez Posada/Wikimedia Commons

7º lugar: Viena, na Áustria - Ópera, arte e música são manifestações artísticas ricas na cidade natal de Mozart. O museu The Albertina e Albertina Modern, com obras de Picasso, Manet e outros gigantes da pintura, e o Donauinselfest, maior festival de música ao ar livre e gratuito do mundo, foram destacados pelos moradores.

Foto: C.Stadler/Bwag/Wikimedia Commons

6º lugar: Edimburgo, na Escócia - Diversos festivais tornam a cidade escocesa pulsante, entre eles o Festival Fringe, os de jazz e arte performativa. Os moradores da cidade britânica também reverenciam o Museu Nacional da Escócia.

Foto: Festival Fringe Society/Wikimedia Commons

5º lugar: Atenas, na Grécia - Capital da Grécia moderna e centro da Grécia antiga, a cidade é rica em cultura ao ar livre. Os habitantes citam principalmente os festivais de verão, a Acrópole e o Museu da Acrópole como principais pólos culturais.

Foto: Constantinos Kollias Unsplash

4º lugar: Buenos Aires - A capital argentina esbanja vitalidade cultural. Os moradores mencionaram na pesquisa o Teatro Colón, as apresentações de tango noturno, as bibliotecas e o bairro de San Telmo, com sua arte de rua, como os destaques principais.

Foto: Jeison Higuita Unsplash

3º lugar: Cidade do Cabo, na África do Sul - O cenário cultural da cidade portuária é descrito por seus habitantes como “diverso”. Entre as atrações mencionadas está o desfile de rua Kaapse Klopse, que acontece anualmente, e locais como o Baxter Theatre.

Foto: Olga Ernst/Wikimedia Commons

2º lugar: Praga, na República Tcheca - Um dos pontos forte da capital tcheca é sua fascinante arquitetura. Torres góticas, castelos e pontes enchem a vista de quem transita por suas ruas. A farta programação cênica também é um dos aspectos enaltecidos pelos moradores.

Foto: Jiuguang Wang wiki commons

1º lugar: Cidade do México - A capital mexicana lidera a lista com pontuação alta em qualidade e acessibilidade. Os moradores destacaram especialmente os museus e seus acervos monumentais. Foram citados o Palácio de Bellas Artes e o Museu Soumaya.

Foto: Carolina López/Wikimedia Commons

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Pexels pixabay