Você provavelmente come pouca fibra: veja porção ideal e como consumi-la

Entenda quais são os benefícios dos alimentos com fibras para o organismo

Foto: Wavebreakmedia

O que são

Fibras alimentares são substâncias vegetais que não podem ser digeridas pelo organismo. O consumo diário de fibras possui diversos benefícios para a saúde. "Devido a sua versatilidade, as sementes podem ser incluídas em preparações doces ou salgadas, o que pode complementar as fibras totais do dia", diz a nutricionista clínica e proprietária da empresa Chef JoSabor de Verdade, Jéssica Basílio Pinke.

Foto: nensuria

Como funcionam

As fibras resistem às enzimas digestivas do organismo. Existem fibras solúveis e não solúveis. As insolúveis, que não podem ser diluídas na água, costumam ficar mais tempo no organismo e contribuem para a sensação de saciedade, enquanto as fibras solúveis ajudam, por exemplo, no trato intestinal.

Foto: Wavebreakmedia

Previnem doenças

As fibras alimentares têm um papel importante na prevenção de doenças como diabetes, colesterol alto, prisão de ventre, hemorroidas e obesidade. Certas fibras podem servir como alimentos de "bactérias boas". "A falta ou a ingestão baixa de fibras, podem afetar o trânsito intestinal, dificultando as evacuações, além de propiciar o enfraquecimento da microbiota intestinal", explica Pinke.

Foto: XiXinXing

Funcionamento do intestino

Uma das principais funções da fibra no corpo humano é ajudar no funcionamento do intestino. Por contribuírem para acelerar o trato intestinal, evitam a prisão de ventre. De acordo com a nutricionista Clariana Colaço, "as fibras são indispensáveis na saúde intestinal, diminuindo a absorção de açúcares e gorduras e aumentando a saciedade".

Foto: Artemidovna

Alimentos ideais

Existem diversas opções de fibras que podem ser consumidas pelo corpo humano, por isso é importante equilibrar a dieta. Segundo a nutricionista Clariana Colaço,"para comer a quantidade correta de fibras, precisamos ter uma alimentação rica em vegetais, variada e saudável".

Foto: AnastasiaNurullina

Verduras e leguminosas

Verduras também são uma ótima fonte de fibras. Dentre os principais vegetais que podem fazer parte da dieta estão: agrião, couve, acelga, alface, espinafre e escarola. Além disso, uma dieta equilibrada deve conter leguminosas boas como lentilha, grão-de-bico, feijão e quinoa. "Recomenda-se o consumo de ao menos cinco porções [de frutas e vegetais] para atingir a quantidade de fibras", explica Pinke.

Foto: YelenaYemchuk

Sementes e grãos

As fibras podem ser encontradas em outros alimentos. No caso de grãos ricos em fibras, algumas opções são aveia, linhaça e milho. Sementes de abóbora, gergelim e chia também podem contribuir para uma dieta equilibrada em fibras.

Foto: monticelllo

Porção ideal

De acordo com a nutricionista Clariana Colaço, "a quantidade de fibras recomendada para indivíduos saudáveis é de 25 a 30 gramas ao dia". É importante reforçar que a quantidade ideal de fibras depende de cada pessoa, por isso é necessário consultar um especialista. Além disso, o excesso do consumo de fibras pode levar a condições como gases, inchaço e constipação.

Foto: iStock

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: Wavebreakmedia