Sofre no período menstrual? 6 sinais que podem indicar problemas de saúde

Foto: Unsplash

Sinais

Sofre com sangramento intenso, doloroso ou irregular? Talvez você devesse prestar mais atenção nisso. Para a médica Allison K. Rodgers, a menstruação é como "um quinto sinal vital". A seguir falamos o que um ciclo desregulado pode indicar sobre a sua saúde.

Foto: Unsplash

Estresse

Em entrevista ao portal SELF, a médica explicou que a menstruação desregulada pode ser causada por estresse. "Se há algo errado, o nosso corpo desliga a reprodução porque não se sente suficientemente saudável para suportar uma gravidez", avalia a ginecologista.

Foto: Unsplash

Exercícios físicos intensos

A tensão física pode causar o mesmo efeito negativo na sua menstruação, particularmente se você perdeu peso rapidamente ou não está consumindo calorias suficientes.

Foto: Unsplash

Problemas hormonais

Quando as coisas não estão em perfeita harmonia no departamento hormonal, o período menstrual começa a falhar ou ter pausas longas. Um bom exemplo são as mulheres que sofrem de SOP, que ovulam a cada 35/40 dias.

Foto: Unsplash

Algum problema uterino

Endometriose ou fibromas uterinos também impactam na "qualidade" da sua menstruação. Vale a pena ficar de olho!

Foto: Unsplash

Lesão ou doença grave

Se você sangrar em momentos inesperados - principalmente após o sexo - pode haver um problema mais sério em jogo. Pode ser algo simples como um microtrauma interno ou até mesmo uma IST.

Foto: Unsplash

Você está entrando em uma nova fase de vida

Caso você tenha 40 anos ou mais, e os seus ciclos menstruais começarem a ficar poucos e distantes, não se assuste: há chances de você estar entrando na perimenopausa.

Foto: Unsplash

Consulte um especialista

Claro que os períodos desregulados podem ser atribuídos a várias coisas, mas o importante é que significa que algo está a acontecer no seu corpo que precisa de atenção. Por isso, procure sempre um médico caso sinta algo estranho em sua menstruação.

Foto: Unsplash

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: Unsplash