Lenda antiga
Todo mundo já ouviu falar ou já se pegou comendo um alimento que caiu no chão porque "foram só cinco segundos". Mas essa "verdade" transferida de geração em geração não passa de mito.
Foto: Junior Reis/ Unsplash
Análise séria
O teste foi feito pelo microbiologista Bruno Brunetti, que compartilhou o resultado no Instagram. No post, ele afirma que não há diferença considerável na comida que teve contato com o solo por 3 ou 5 segundos.
Foto: Reprodução/ Instagram @microbiologia.pratica
Teste científico
Por outro lado, há grande diferença quando ele mostra uma fatia de pão que não caiu no chão e outra que passou apenas 3 segundos no solo. O resultado: a primeira tem muito mais bactérias.
Foto: Reprodução/ Instagram @microbiologia.pratica
Consciência
"É fundamental questionar e quebrar essas 'crenças populares' sobre alimentos que não têm base científica", alerta Brunetti na rede social.
Foto: iStock
Dr. Bactéria
O Terra procurou o biomédico Roberto Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria. Assim como Brunetti, ele destaca que 3 ou 5 segundos não salvam a comida. "Bactérias não nascem com cronômetro, o alimento caído vai contaminar imediatamente".
Foto: Reprodução/ Instagram @microbiologia.pratica
Pode piorar
Segundo ele, pior do que pegar do chão é ainda assoprar antes de comer, pois há cerca de 2 bilhões de bactérias na saliva.
Foto: iStock
Outros fatores
O nível de contaminação, no entanto, varia de acordo com as condições do solo. Um piso úmido, por exemplo, pode passar mais bactérias para o alimento. Já um piso limpado recentemente pode contaminar o alimento com produto químico.
Foto: iStock
Descarte
Nesse caso, melhor evitar recolher a comida que escapuliu da mão ou do prato. O caminho ideal é: do chão para o lixo.
Foto: iStock
Siga Terra Você
Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: iStock