Quer arrotar menos? Veja o que fazer

Especialista dá dicas e revela o que deixar de comer para evitar o arroto

Foto:

O que é

O arroto ocorre quando gases do estômago são expelidos pela boca. Em geral, é causado pela liberação do ar engolido ou de dióxido de carbono. É um processo natural, que todo mundo faz, porém, para algumas pessoas, é motivo de vergonha.

Foto:

Tipos de arroto

Os arrotos podem ser divididos em gástricos (é uma resposta fisiológica a distensão gástrica) e em supragástricos (é intencional, ocorre de forma distinta no corpo e é menos comum do que o arroto gástrico).

Foto:

Supragástrico

Esse tipo de arroto geralmente começa como voluntário, mas pode se transformar em um comportamento repetitivo e automático que acontece inconscientemente. Está associado a doença como: refluxo gastroesofágico, transtornos de ansiedade, bulimia, síndrome de ruminação, transtorno obsessivo-compulsivo, cirurgia antirrefluxo, esôfago sensível ao refluxo.

Foto:

Gástrico

Já o arroto gástrico (em excesso) pode ter relação com a doença do refluxo gastroesofágico, dispepsia funcional e a aerofagia (gases).

Foto:

Como diminuir

Trisha Pasricha, médica responsável pela coluna “Ask a Doctor” (Pergunte a um médico) do jornal "The Washigton Post” escreveu um artigo sobre o assunto. O primeiro conselho da especialista é tentar liberar o arroto lentamente, diminuindo a sua intensidade.

Foto:

Nada de canudo

Usar canudo, fumar e mascar chiclete aumentam a quantidade de ar engolido pelas pessoas.

Foto:

Coma devagar

Se você engolir a comida com muita rapidez, isso poderá te fazer engolir mais ar do que o normal.

Foto:

Identifique gatilhos

Cada corpo e organismo responde de maneira diferente aos vários tipos de bebidas. Alguns arrotam mais depois de consumir refrigerante ou cerveja, por exemplo. O importante é identificar os gatilhos.

Foto:

Dentadura no lugar

Dentaduras mal ajustadas também podem reter ar, você sabia?

Foto:

Reveja medicamentos

Alguns remédios também estão ligados ao aumento de arrotos – principalmente os suplementos de ferro e de fibra.

Foto:

Última alternativa

Se nada adiantar, vale experimentar algum medicamento para reduzir a acidez estomacal. Para algumas pessoas o arroto ocorre junto com o refluxo.

Foto:

Busque ajuda

Se nada resolver, procure ajuda de um especialista, que pode considerar outra medicação ou solicitar um exame para fazer um diagnóstico adequado.

Foto:

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: