Quais as chances de engravidar com cada método anticoncepcional?

Foto: iStock

A empreendedora Brenda Nathielle contou nas redes sociais que engravidou após quase seis meses usando DIU e estava grávida novamente após uma laqueadura que realizou no parto.

Foto: Reprodução/Instagram @be_nathielle

O assunto gerou curiosidade nos internautas, que se questionaram sobre a eficácia dos contraceptivos.

Foto: iStock

A médica obstetra e ginecologista Erica Mantelli tira as principais dúvidas sobre cada método anticoncepcional disponível no mercado.

Foto: Divulgação

A especialista explica que pra avaliar a eficácia de um método contraceptivo, é necessário fazer o calculo do índice de Pearl (ou Índice de Falha), que calcula o número de gestações por 100 mulheres que utilizam o método no período de um ano.

Foto: iStock

Camisinhas

A camisinha masculina e feminina tem uma eficácia de 98%. Porém, a cada 100 pessoas utilizando, 18 podem engravidar quando não usam a camisinha de maneira adequada.

Foto: iStock

Diafragma

O diafragma apresenta 84% de eficácia. No entanto, quando existe alguma variável comportamental, essa eficácia pode cair e ir para 83%.

Foto: iStock

Dispositivo intrauterino (DIU)

Em geral, a eficácia é acima de 99%, sendo que com o uso perfeito do DIU de cobre, a chance de gestação é de 0.6 para cada 100 usuárias e com o DIU hormonal, a chance de gestação é de 0.2 para cada 100.

Foto: iStock

Laqueadura tubária

O índice de falha da laqueadura tubária é de 0,5%. Apesar das chances de engravidar serem baixas, o método não é 100% seguro e por isso é importante saber dos riscos mesmo quando se trata de um método cirúrgico.

Foto: iStock

Esponja contraceptiva

A esponja contraceptiva tem 91% de eficácia, porém, quando é feito mal uso, essa eficácia pode cair para 86%. Para cada 100 mulheres ao longo do ano, 14 ficam grávidas.

Foto: iStock

Pílula

O método quando é utilizado de maneira adequada apresenta mais de 99% de eficácia. Porém, o uso típico muda essa eficácia, podendo ter um risco de 9% de falha.

Foto: iStock

Adesivo

Tem uma taxa de eficácia semelhante à pílula anticoncepcional, em torno de 91% a 99%.

Foto: Nuvaring Divulgação

Injeção

A injeção anticoncepcional tem uma taxa de falha baixa, sendo 0,2 o seu índice de Falha, o que faz com que sua eficácia também seja acima de 99%.

Foto: iStock

Implante

Considerado um dos métodos contraceptivos mais seguros, a taxa de falha do implante hormonal é de 0,05%.

Foto: iStock

Anel vaginal

Com uso correto, o índice de Falha do anel vaginal é de 0,3%, porém tirar antes do tempo, má posição e esquecimento podem fazer essa taxa ir para 8%.

Foto: iStock

Métodos de percepção da fertilidade

O método de percepção da fertilidade pode ter uma eficácia entre 97% a 99% quando comparado aos métodos mais eficazes, porém, por ser um método natural, é importante que a mulher tenha bastante conhecimento da leitura do muco cervical, além das outras mudanças que ocorrem no período de ovulação.

Foto: iStock

Vasectomia

O índice de falha é de 0,1%, ou seja, 1 em cada mil casos ocorrem gestações.

Foto: Freepik

A escolha do método contraceptivo deve levar em conta vários aspectos da vida da mulher, por isso que é fundamental uma boa conversa com seu médico ginecologista para entender qual será o método indicado para você.

Foto: iStock

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: iStock