Fadiga
Entre as pessoas que menstruam, o cansaço está entre os sintomas mais comuns da TPM. Um relatório do aplicativo Flo, de monitoramento menstrual, descobriu que cerca de 57% das usuárias experimentam algum grau de cansaço ou fadiga logo antes do início da menstruação.
Foto: GlobalStock
E mais
Além disso, outro estudo recente descobriu que os sintomas menstruais, como cólicas e sangramento intenso, impedem que muitas pessoas durmam profundamente, o que também aumenta o cansaço.
Foto: bfk92
Muita coisa em jogo
A verdade é que você não está sozinha nessa onda de cansaço, nem há um só motivo que leva à fadiga; a realidade é que tem muita coisa acontecendo no nosso corpo quando menstruamos. Entenda mais a seguir.
Foto: AtlasStudio
Hormônios
É claro que os hormônios são (grande) parte do problema. Pouco dias antes do início do fluxo, o índice de estrogênio e de progesterona despenca, o que também afeta a serotonina – o neurotransmissor do humor e da energia. Logo...
Foto: Tijana Simic
Ciência
Gabriel Guêba, Ginecologista e especialista em Cirurgia Ginecológica e Oncológica dos hospitais Julia Kubitschek e Hospital Evangélico de Betim (MG), confirma: "Os picos hormonais são funcionais, normais e são os principais responsáveis por essa sensação de cansaço e pelos sintomas da TPM".
Foto: DashaMuller
Dormir
Não só os hormônios, a menstruação também afeta nosso sono. Evidências sugerem que até 71% das pessoas que menstruam enfrentam interrupções do sono antes e durante o fluxo.
Foto: Kateryna Hushylo
TPM
Outros estudos indicam que a TPM é uma das principais causadoras da falta de sono em pessoas que menstruam e, cá entre nós, ninguém fica muito disposto após uma noite mal-dormida, né?
Foto: CentralITAlliance
Preste atenção
O ginecologista Gabriel Guêba alerta que é preciso ficar atento ao cansaço menstrual como sintoma de uma patologia. Por exemplo, alterações hormonais podem exacerbar a fadiga se você tiver um transtorno de ansiedade ou depressão.
Foto: franckreporter
Anemia
O médico dá outro exemplo de patologia que pode piorar essa sensação. "Se a mulher está menstruando com um fluxo aumentado de forma anormal, ao ponto disso repercutir em anemia, ela vai ter ainda mais fadiga, mais cansaço, já que a redução de ferro no organismo diminui a quantidade de hemoglobina, que desempenha um papel fundamental no transporte de oxigênio pelo corpo através dos glóbulos vermelhos".
Foto: AnaBGD
Outros problemas
É importante ter em mente que essa sensação de esgotamento pode ser um sintoma de transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM), uma forma grave de TPM. Pessoas com endometriose e SOP também experimentam o cansaço com mais frequência.
Foto: Martinan
Como se livrar do cansaço
Gabriel diz que o primeiro passo para tratar o cansaço extremo pré-menstrual é descartar alguma ameaça patológica. Feito isso, o médico orienta que as pacientes façam atividades físicas, cuidem da alimentação e procurem atividades que levem ao aumento de serotonina.
Foto: Hirurg
Siga Terra Você
Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: zeljkosantrac