Faz bem para garganta?
Em parte, sim. "O frio, de modo geral, pode funcionar até como anti-inflamatório, então o gelo ajuda quando você tem um trauma, por exemplo".
Foto: Pixabay
Avaliação médica
A explicação é de Claudilson Bastos, professor de Infectologia da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O professor acrescenta que o gelo tem o poder de diminuir o edema em inflamações. Por isso, alimentos como o sorvete podem ser benéficos em casos de garganta inflamada.
Foto: Sheri Silver/ Unsplash
Um porém
No entanto, o professor pondera que o sorvete e coisas muito geladas podem aumentar a tosse. "Mas não existem evidências na literatura de que o sorvete causa mal na crise de garganta", sustenta.
Foto: iStock
Sorvete provoca resfriados?
Do mesmo modo, Bastos ressalta que não há evidências científicas que relacionem o consumo de bebidas muito geladas a quadros de gripe ou resfriado.
Foto: Pixabay
Ambiente x alimentação
"Claro que você estar num ambiente gelado, frio, favorece o [desenvolvimento] devido a situações climáticas, pelo fato de você estar em ambiente mais fechado… Isso influencia na questão de você estar gripado", pontua o professor.
Foto: iStock
Espaço fechado
Segue o entendimento, muito disseminado com a pandemia do coronavírus, de que espaços fechados, com pouca circulação de ar natural, podem propiciar o desenvolvimento de infecções respiratórias.
Foto: Mae Mu/ Unsplash
Sorvete liberado
"Uma coisa é você estar num ambiente frio, outra coisa é você tomar algo frio", diferencia. Ou seja, sorvete liberado também no inverno.
Foto: Pixabay
Siga Terra Você
Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: Mae Mu/ Unsplash