Dúvidas cruéis
Menstruação (ainda) é um tema tabu que levanta diversas dúvidas e lendas urbanas. Conversamos com a ginecologista natural, Debora Rosa para entender.
Foto: Monika Kozub
Fazer ou não fazer
Eis a questão: o que não se pode fazer quando se está menstruada? Fique tranquila que menstruação não é uma doença que te proíbe te executar tarefas simples do dia a dia.
Foto: Alexander Sergie
Nada é proibido
Os cuidados com a saúde íntima são os mesmos; fique atenta à troca de absorventes, mantenha a região limpa e, de acordo com a Debora, “busque a calma”: “Não se estresse, procure fazer atividades relaxantes e entenda que seu corpo está 'economizando energia’”.
Foto: Monika Kozub
Cabelo, cabelão
Quem tem vó com certeza já escutou que não se deve lavar o cabelo "naqueles dias". A dica, porém, nunca foi comprovada pela ciência e não passa de uma crença antiga. Um banho quentinho, inclusive, nos primeiros dias de fluxo, pode funcionar como um bom remédio contra a cólica.
Foto: Jernej Graj
Muita água?
Debora Rosa reforça a importância de beber água e se manter hidratada durante o período. O consumo de água, contudo, não influencia na quantidade nem na velocidade da menstruação e isso não passa de um mito.
Foto: Giorgio Trovato
Pedaços de sangue
Os "pedaços" que aparecem na menstruação são coágulos de sangue. Caso eles venham acompanhados de fraqueza, atraso menstrual, anemia ou cólicas intensas, é melhor levar o caso a um especialista.
Foto: Erol Ahmed
Chá de canela
Não há estudos que comprovem que o chá de canela faz a menstruação descer, mas a bebida ajuda a diminuir os incômodos causados pelas cólicas, por ser capaz de diminuir os níveis de prostaglandina, substância que causa contração muscular no útero.
Foto: Heather Barnes
Siga Terra Você
As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: Drew Colins