O caso
A influenciadora digital Zhanna Samsonova ( @rawveganfoodchef ) morreu no último dia 27 de julho por conta de uma "infecção semelhante à cólera" agravada pelo "esgotamento do corpo". Seu sistema imunológico não foi capaz de combater o vírus. Essa informação foi relatada pela mãe de Zhanna, Vera Samsonova, ao jornal russo Vechernyaya Kazan.
Foto: @rawveganfoodchef
Agravamento
Por causa de sua alimentação restrita, Zhanna estava com a saúde precária. Ela morava no Sudeste da Ásia, tinha 39 anos e publicava conteúdos temáticos sobre a dieta que seguia, influenciando os seguidores a comer apenas comida crua.
Foto: @rawveganfoodchef
Amigos suspeitavam
Em entrevista ao 'Newsflash', um amigo de Zhanna teria dito que ela “parecia exausta”. "Eles a mandaram para casa para buscar tratamento. No entanto, ela fugiu novamente. Quando a vi em Phuket, fiquei horrorizado. Eu morava um andar acima dela, e todos os dias temia encontrar o corpo dela pela manhã. Eu a convenci a buscar tratamento, mas ela não conseguiu".
Foto: @rawveganfoodchef
O que é uma dieta restritiva?
O nutricionista Felipe França explica que uma dieta restritiva é um padrão alimentar que restringe a ingestão de certos alimentos ou grupos de alimentos com o objetivo de alcançar metas específicas, como perda de peso, tratamento de condições médicas ou melhoria do bem-estar geral. "Essas dietas geralmente eliminam ou limitam significativamente certos tipos de alimentos, nutrientes ou grupos alimentares", fala.
Foto: Nadine Primeau
"Raw food diet"
Sobre a dieta adotada pela influenciadora, conhecida por veganos, Felipe comenta: "Essa dieta enfatiza o consumo de frutas, vegetais, nozes, sementes, brotos e alimentos desidratados, evitando alimentos cozidos ou processados. Alguns adeptos dessa dieta podem incluir alimentos de origem animal crus, como carne, peixe e laticínios não pasteurizados".
Foto: Tangerine Newt
Ela pode ser prejudicial?
Segundo o nutricionista, apesar de uma dieta rica em alimentos crus oferecer benefícios à saúde, como aumento da ingestão de nutrientes e enzimas, ela também pode ser perigosa.
Foto: I Yunmai
Déficit nutricional
"A dieta baseada em alimentos crus pode ser deficitária em certos nutrientes essenciais, como proteínas, cálcio, vitamina B12 e ferro, o que pode levar a deficiências nutricionais a longo prazo", pontua Felipe França
Foto: Dose Juice
Outros riscos
Além disso, consumir alimentos crus também pode aumentar o risco de infecções alimentares, pois não há processo de cozimento para eliminar as bactérias e patógenos potencialmente presentes nos alimentos.
Foto: Jennifer Burk
Cuidados
Para aqueles que estão pensando em adotar uma dieta restritiva, Felipe dá dicas. A primeira dela é consultar um profissional de saúde, como um nutri ou médico. "Esses especialistas podem ajudar a garantir que a dieta seja equilibrada e adequada às necessidades nutricionais individuais", diz.
Foto: Matilda Bellman
Mais cuidados
Quanto a esta dieta específica, o nutricionista pontua outros cuidados. "Certifique-se de que a dieta inclui uma variedade de alimentos para garantir a ingestão adequada de nutrientes; lave e higienize cuidadosamente frutas e vegetais; tenha atenção especial à fonte de proteínas, cálcio, vitamina B12 e ferro e monitore a sua saúde regularmente”. Não é tão simples quanto parece.
Foto: Tijana Drndarski
Siga Terra Você
Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação...
As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: @rawveganfoodchef