Entenda o papel da proteína no organismo

Foto: katyapulka | Shutterstock

O organismo necessita de alguns nutrientes para se manter saudável e conseguir desempenhar funções vitais adequadamente. Nesse sentido, uma das substâncias essenciais é a proteína, que deve ser consumida diariamente. A seguir, a nutricionista Dra. Iana Mizumukai de Araújo explica o papel dessa macromolécula orgânica no corpo. Confira!

Foto: katyapulka | Shutterstock

1. Sustentação e regulação óssea A proteína desempenha um papel fundamental na absorção de cálcio e na produção de hormônios e enzimas que regulam a formação óssea. “A ingestão adequada de proteínas é vital para sustentar a saúde óssea e garantir sua estruturação adequada, juntamente a outros nutrientes essenciais”, explica a nutricionista. 

Foto: Sebastian Kaulitzki | Shutterstock

2. Fonte de energia  A proteína pode atuar como fonte de energia para o organismo, mesmo que essa não seja a sua principal função. Isso ocorre porque o corpo quebra as proteínas em aminoácidos, que podem ser convertidos em glicose por meio de reações metabólicas para fornecer energia às células.

Foto: PeopleImages.com - Yuri A | Shutterstock

3. Contração muscular  No tecido muscular, essa macromolécula orgânica desempenha um papel dinâmico, com a presença das proteínas contráteis actina e miosina. “Essas proteínas são essenciais para a contração muscular, permitindo movimentos fluidos e precisos em todas as atividades do corpo humano”, explica a Dra. Iana Mizumukai de Araújo.

Foto: PeopleImages.com - Yuri A | Shutterstock

4. Formação de músculos  Quando consumida em quantidades adequadas, especialmente em combinação com exercícios físicos, a proteína ajuda a reparar microlesões nas fibras musculares, promovendo crescimento, força e resistência. Além disso, evita perda de massa muscular na terceira idade.

Foto: Wilkopix | Shutterstock

5. Produção de anticorpos  A proteína fornece os aminoácidos necessários para a produção de anticorpos, responsáveis por identificar e neutralizar vírus, bactérias e outros agentes invasores. Sem a ingestão adequada de proteínas, o corpo pode ter dificuldade em formar essas defesas, tornando-se mais suscetível a doenças. 

Foto: Roman Samborskyi | Shutterstock

6. Aumenta a saciedade  A proteína demora para ser digerida pelo organismo, o que faz com que a sensação de fome demore mais a aparecer. Além disso, estimula a liberação de hormônios que sinalizam ao cérebro que o corpo está satisfeito, como a colecistocinina e o peptídeo YY, favorecendo o equilíbrio do peso corporal.

Foto: vk_st | Shutterstock

7. Mantém a saúde da pele, cabelos e unhas  A proteína funciona como um "bloco de construção" para a produção de queratina, colágeno e elastina, que são proteínas estruturais essenciais para a firmeza da pele e fortalecimento do cabelo e da unhas. Além disso, contribui para a regeneração celular, promovendo a reparação de danos e o crescimento saudável.

Foto: Shyrokova | Shutterstock

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: katyapulka | Shutterstock