É possível recuperar o sono perdido? Entenda como funciona a dívida do sono

Foto: Reprodução Giphy

Privação de sono

Atire a primeira pedra aquele ou aquela que, depois de perder horas da noite e da madrugada mexendo no celular durante a semana, prometeram colocar sono em dia durante o fds.

Foto: Laura Chouette

Problema mundial

Segundo estatísticas do Dia Mundial do Sono, ficar sem dormir é uma "epidemia global que ameaça a saúde e a qualidade de vida de até 45% da população mundial".

Foto: Isabella Fischer

Dívida do sono

Sim, às vezes compromissos, tarefas, preocupações e afins nos fazem ficar longe da meta de desligar a mente por pelo menos 8 horas por noite. E, com cansaço acumulado, empurramos o descanso com a barriga, gerando o que podemos chamar de dívida de sono.

Foto: Ashok Acharya

Não se recupera

Mas, péssima notícia... um estudo recente, publicado em 2021, mostrou que a maior parte do processamento cognitivo perdido por falta de sono não é recuperado após 7 noites de sono irrestrito. E olha que os participantes do estudo estavam na casa dos 20 anos.

Foto: Hayley Murray

Especialista comentam

Para Raj Dasgupta, professor assistente de medicina clínica na University of Southern California, "a maior parte da perda de sono pode ser recuperada, mas há coisas que você simplesmente não vai recuperar rapidamente". Em entrevista à CNN, ele reforçou: “É por isso que é tão importante, em primeiro lugar, não ter dívidas de sono.”

Foto: Priscilla du Preez

Efeitos

Privação de sono aumenta o risco de diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e derrame. Ficar sem dormir também está ligado à redução da função imunológica, desregulação metabólica e ganho de peso, além de maior risco de quedas e acidentes que afetam a memória e funções cognitivas.

Foto: Zohre Nemati

Como equilibrar?

O melhor remédio para acabar com a dívida do sono é, obviamente, dormir. Com a consciência de que a média diária é mais importante do que a média semanal de horas dormidas. A seguir, reunimos dicas:

Foto: Laura Chouette

Tenha rotina

Isso faz com que você priorize o sono e descanse o suficiente. Se precisar alterar seu horário, faça-o lentamente, ajustando-o de 15 a 30 minutos.

Foto: Yura Ryzhov

Crie hábitos

Permita que seu corpo relaxe e se prepare para um sono de qualidade. Coloque um alarme de 30 minutos a 1 hora antes de dormir para que você diminua as luzes, desligue os aparelhos eletrônicos e encontre uma atividade relaxante.

Foto: Alexis Fauvet

Reveja seus hábitos diurnos

Exercite-se, não beba muita cafeína (principalmente perto da hora de dormir) e limite o tempo de tela antes de dormir.

Foto: Ethan MH

Aconchego

Otimize o ambiente do seu quarto para dormir. Mantenha a temperatura confortável, bloqueie luzes ou ruídos que possam mantê-lo acordado e considere substituir seu colchão, travesseiro ou lençóis se estiverem velhos ou desconfortáveis.

Foto: Nine Koepfer

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: Reprodução Giphy