Dia do Rim: órgão é o que tem a maior lista de espera para transplante

No dia do orgão, 39.088 pessoas ainda esperam por um transplante no Brasil

Foto: iStock

14 de Março

O Dia Mundial do Rim é comemorado toda segunda quinta-feira do mês de março. Em 2024, a data cai no dia 14. O dia é dedicado à conscientização sobre a importância dos rins e à prevenção de doenças renais.

Foto: iStock

O 1º lugar

O rim é o orgão mais transplantado e com maior número de pessoas na fila de espera. Segundo dados do Ministério da Saúde (atualizados em 14/3/2024), 39.088 pessoas esperam por um transplante de rim no Brasil atualmente.

Foto: iStock

Para que serve o rim?

Pessoas em condições normais de saúde possuem 2 rins. Eles são fundamentais no funcionamento do nosso corpo. O rim filtra o sangue e auxilia na eliminação de toxinas do nosso organismo.

Foto: iStock

Quem doa?

Apesar da grande lista de espera, o rim é um órgão mais "fácil" de ser transplantado, já que pode ser recebido de um doador vivo. Uma pessoa pode viver muito bem apenas com um rim. É necessário, no entanto, que o doador seja compatível com o receptor.

Foto: Adhy Savala/ Unsplash

32 anos sem um rim

Foi o caso da empresária Maria Emília Fabris (foto), que doou um dos seus rins e deu 8 anos a mais de vida para o pai.

Foto: Arquivo pessoal

Seguro para todos

"O transplante renal com paciente vivo já é feito há muitos anos. Está muito consolidado e claro pra gente que a pessoa tem total condição clínica de ter uma vida saudável só com um rim, capaz de atender toda a demanda", explicou o nefrologista Alvaro Steiner, especialista em transplante renal do Hospital São Lucas Copacabana, em entrevista anterior ao Terra.

Foto: Robina Weermeijer/ Unsplash

Prioridade pela gravidade

A hemodiálise permite que o paciente tenha uma sobrevida, por isso muita gente passa anos na fila por um rim. Não foi o caso do apresentador Faustão, que já era transplantado do coração e considerado um paciente grave. Ainda assim, o apresentador ficou na fila por um transplante de rim por 2 meses.

Foto: Reprodução/Instagram/@faustosilvaofcial

Compativo

Depois do rim (1.085 transplantes realizados), os órgãos mais transplantados em 2024 foram: fígado (419), coração (89), pulmão (18), pâncreas e rim (17) e pâncreas (3).

Foto: iStock

Os mais buscados

No dados mais atualizados do Ministério da Saúde a lista de espera ainda traz, em ordem, depois de rim (39.088): fígado (2.234), coração (411 pessoas), pâncreas e rim (379), pulmão (179), pâncreas (35) e multivisceral (7).

Foto: CDC/ Unsplash

Outros transplantes

O SUS realiza ainda outros transplantes. No geral, a busca por córnea é a 2ª maior: 27.714 pessoas estão na lista atual e, em 2024, 2.722 operações já foram feitas.

Foto: iStock

A Vida Precisa Continuar. Doe Órgãos.

Foto: Robina Weermeijer/ Unsplash

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: iStock