Conheça mais sobre o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e os riscos para a saúde de adultos mais velhos (1)

Foto: Freepik

Frequentemente associado a bebês e crianças por estar relacionado à bronquiolite, o vírus, entretanto, merece atenção especialmente por seu impacto na população idosa, vulnerável a complicações e infecções respiratórias graves. (1-3)

Foto: Freepik

"Na população idosa o vírus pode causar quadro inflamatório intenso pulmonar, exacerbar doenças como DPOC e asma, e descompensar doenças como insuficiência cardíaca e diabetes", explica Dra. Lessandra Michelin (CRM: 23494-RS) gerente médica da GSK.

Foto: Freepik

"As crianças se infectam e podem transmitir o vírus dentro de casa", aponta Dr. Alberto Chebabo (CRM: 477743-RJ), presidente da SBI - Sociedade Brasileira de Infectologia.

Foto: Freepik

Para Chebabo, outra questão importante é que a pandemia trouxe uma maior acessibilidade a exames que podem facilitar o diagnóstico do VSR.

Foto: Freepik

O VSR não possui um tratamento específico e apresenta um alto potencial de transmissão. Portanto, pessoas com 60 anos ou mais e aquelas com comorbidades podem estar em maior risco de desenvolver formas graves da doença e devem estar atentas às formas de prevenção. (1-3)

Foto: Freepik

"Higiene das mãos, uso de máscara e limpeza de ambientes também podem ajudar a evitar a disseminação do vírus. E fica o alerta: caso sinta algum sintoma é fundamental buscar orientação médica", finaliza Dra. Lessandra Michelin (CRM: 23494-RS) infectologista e gerente médica da GSK.

Foto: Freepik