Alerta ligado: casos de dengue disparam em vários estados

O número de casos de dengue não para de aumentar no Brasil. Minas Gerais, por exemplo, pode estar prestes a enfrentar uma nova epidemia nesse início de 2024.

Foto: Reprodução/TV Globo

Há suspeitas de que a doença já tenha causado uma morte este ano, sendo investigada como a possível causa do falecimento de uma adolescente de 17 anos em Timóteo, no Vale do Aço.

Foto: reprodução tv globo

Houve um crescimento de 330,5% nos casos em 2023 em comparação a 2022.

Foto: Nicolas HENON - Flickr

Além da trágica morte da jovem, outra preocupação dos especialistas da cidade mineira é o ressurgimento do tipo 3 da dengue, que não causava epidemias no país há mais de 15 anos.

Foto: freepik jcomp

“Esperamos volumes altos de pessoas infectadas, enchendo serviço de saúde, como no ano passado. A tendência é que, até o fim do período chuvoso e do verão, os casos cheguem a um nível muito alto”, explicou o infectologista Leandro Curi, ao portal ‘O Tempo’.

Foto: reprodução tv globo

De acordo com as informações do Governo do Rio de Janeiro, o estado tem apresentado mais de 1.000 casos de dengue a cada semana, um número que ultrapassa o limite considerado aceitável para esta temporada mais quente do ano.

Foto: flickr NIAID

Somente na primeira semana de janeiro, foram contabilizados 1.014 casos de dengue no estado do Rio. Na última semana de dezembro, foram 1.791 notificações.

Foto: reprodução youtube

Só no ano de 2023, a Secretaria Estadual de Saúde do RJ registrou um total de 51.171 casos de dengue, resultando em 25 óbitos. Em 2022, foram 16 mortes em 11.432 ocorrências registradas.

Foto: reprodução tv band

Os municípios de Nova Iguaçu e Itaguaí são dos mais atingidos, juntamente com a própria capital.

Foto: icon0.com pexels

Ao g1, a superintendente de Informação Estratégica em Vigilância e Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ), Luciane Velasque disse que “é preciso intensificar os esforços para a eliminação dos focos do mosquito”.

Foto: reprodução tv globo

O DF e o Paraná também viram os casos de dengue triplicarem neste início de ano, segundo dados do Ministério da Saúde.

Foto: reprodução tv globo

Em São José dos Campos, São Paulo, foram confirmados 100 casos nos primeiros nove dias de 2024, representando um aumento de 669% em relação a 2023.

Foto: Divulgação/Prefeitura de São José dos Campos

Mesmo se comparado a 2015, quando a cidade viveu sua pior epidemia de dengue, o número de casos em 2024 já é 59% maior.

Foto: reprodução

De acordo com o infectologista Antônio Bandeira, diretor da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia) e especialista pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), há uma nova configuração da epidemia em cidades onde os casos não eram tão comuns.

Foto: reprodução record tv

“A dengue se expandiu para estados que nunca imaginávamos. O mosquito se ambientou numa espécie de corredor entre o Centro-oeste e o Sul. São estados que nunca tinham tido surtos de dengue, com uma população virgem da doença”, afirmou.

Foto: reprodução record tv

Quando se olha para o Brasil todo, ocorreram 1,6 milhão de casos de dengue e 94 mortes em 2023. Em 2024, os casos já ultrapassam 10 mil, com sete mortes ainda em investigação.

Foto: reprodução record tv

Nesta segunda-feira (15/01), o Ministério da Saúde irá realizar uma reunião para planejar a estratégia de vacinação contra a dengue.

Foto: Marcello Casal Jr / Agencia Brasil

A vacina foi incluída no Sistema Único de Saúde (SUS) em dezembro de 2023, fazendo do Brasil o pioneiro no mundo a disponibilizar o imunizante de forma universal no sistema público.

Foto: reprodução tv globo

Entretanto, a vacina não é fabricada em grande quantidade e requer duas doses para garantir a proteção completa.

Foto: wikimedia commons Governo do Estado de São Paulo

O laboratório Takeda, responsável pelo desenvolvimento da vacina, prevê entregar 5,082 milhões de doses entre fevereiro e novembro de 2024. Inicialmente, a distribuição será concentrada em públicos e regiões prioritárias.

Foto: reprodução tv globo

É essencial a colaboração da população para adotar medidas simples de prevenção, como cobrir reservatórios de água, limpar calhas e pratos de vasos de plantas.

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/AB/Wikimedia Commons

Virar garrafas, latas e outros recipientes de cabeça para baixo e evitar o acúmulo de água parada também costuma ser eficiente no combate ao mosquito.

Foto: reprodução record tv

São considerados sintomas de dengue: dor de cabeça, febre alta, dor no corpo e articulações, falta de apetite, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas no corpo.

Foto: wikimedia commons Muhammad Mahdi Karim

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Reprodução/TV Globo