8 motivos para inserir uma bicicleta na sua rotina de exercícios

Foto: iStock

Andar de bicicleta não é apenas uma atividade prazerosa, mas também oferece uma variedade de benefícios para a saúde física e mental, além de ser uma escolha sustentável. A seguir, confira motivos para incluir a prática no seu dia a dia!

Foto: Daxiao Productions | Shutterstock

1. Saúde cardiovascular

Andar de bicicleta é um excelente exercício cardiovascular, fortalecendo o coração e melhorando a circulação sanguínea. Além disso, essa prática regular ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas. 

Foto: SofART | Shutterstock

2. Condicionamento físico geral

Pedalar é uma forma eficaz de queimar calorias e manter um peso saudável. “A prática constante, com duração e intensidade adequadas para o condicionamento físico, promove a redução do peso corporal”, diz o personal trainer Guilherme Santander.

Foto: standret | Shutterstock

3. Baixo impacto nas articulações

A prática minimiza o risco de lesões, tornando-se acessível para diversas idades e níveis de condicionamento. Mas, segundo o ortopedista Dr. Marcos Cortelazo, o aquecimento é indispensável, pois prepara as articulações para a atividade.

Foto: My Good Images | Shutterstock

4. Melhora da saúde mental

O ciclismo ao ar livre proporciona a sensação de liberdade e contato com a natureza, promovendo a redução do estresse e melhorando o humor geral. Além disso, Segundo Iva Bittencourt, personal trainer, age como antidepressivo.

Foto: solominviktor | Shutterstock

5. Sustentabilidade ambiental

Optar pela bicicleta como meio de transporte contribui para a redução da pegada de carbono, diminuindo a poluição atmosférica e ajudando na preservação do meio ambiente.

Foto: Monkey Business Images | Shutterstock

6. Economia financeira

Além de ser um investimento único na compra da bicicleta, o ciclismo reduz os custos contínuos associados a combustíveis, manutenção de veículos e transporte público.

Foto: Monkey Business Images | Shutterstock

7. Agilidade e equilíbrio

Andar de bicicleta melhora a agilidade e o equilíbrio, beneficiando a coordenação motora e a capacidade de reação.

Foto: Raphael Daniaud | Shutterstock

8. Integração social

Participar de passeios de bicicleta ou grupos ciclísticos oferece oportunidades para socialização, construindo comunidades e amizades por meio de uma paixão compartilhada.

Foto: Maxisport | Shutterstock

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Daxiao Productions | Shutterstock