8 benefícios da berinjela para a saúde
Foto: Nataly Studio | Shutterstock
A berinjela (Solanum melongena) é um fruto de cor roxa e formato alongado, amplamente utilizado na culinária devido à sua versatilidade e sabor suave. Originária da Ásia, essa hortaliça pode ser consumida de diversas formas, como assada, grelhada, refogada ou incorporada em pratos como saladas, ensopados e até patês. Além de ser um ingrediente popular, oferece diversos benefícios à saúde. Veja a seguir!
Foto: Nataly Studio | Shutterstock
2. Baixa em calorias Se você está buscando manter ou perder peso, a berinjela é uma excelente escolha. Com baixo teor calórico e alta quantidade de fibras, ela ajuda a promover a sensação de saciedade, auxiliando no controle do apetite. No entanto, ela deve ser parte de uma dieta que englobe os macro e micronutrientes.
Foto: Josep Suria | Shutterstock
4. Promove a saúde do coração Devido ao seu teor de fibras e antioxidantes, a berinjela auxilia na promoção da saúde cardiovascular, reduzindo os níveis de colesterol LDL (“mau” colesterol) no sangue e ajudando na regulação da pressão arterial. Sendo assim, uma dieta que inclua o alimento não só é saborosa, mas eficaz na manutenção de um corpo mais saudável.
Foto: liangchaochao | Shutterstock
5. Gerencia o açúcar no sangue A berinjela auxilia no controle do açúcar no sangue devido ao seu alto teor de fibras solúveis e compostos antioxidantes. As fibras retardam a digestão e a absorção dos carboidratos no intestino, evitando picos de glicose no sangue e ajudando a manter os níveis estáveis ao longo do dia.
Foto: Pixel-Shot | Shutterstock
6. Auxilia a digestão A berinjela contém compostos antioxidantes que auxiliam na proteção da mucosa gástrica, podendo reduzir inflamações e desconfortos digestivos. Outro benefício é sua capacidade de estimular a produção de bile pelo fígado, um líquido essencial para a digestão de gorduras.
Foto: Masson | Shutterstock
8. Apoia a saúde óssea A berinjela apoia a saúde óssea por ser uma fonte de minerais essenciais, como cálcio, magnésio, potássio e fósforo, que desempenham um papel fundamental na manutenção da densidade e resistência dos ossos. O magnésio e o potássio, por exemplo, ajudam na absorção do cálcio pelo organismo, contribuindo para a prevenção da osteoporose e reduzindo o risco de fraturas.
Foto: Sebastian Kaulitzki | Shutterstock
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Nataly Studio | Shutterstock