8 alimentos sem glúten para intolerantes

Foto: Foxys Forest Manufacture | Shutterstock

Algumas pessoas sofrem de intolerância ao glúten, condição que abrange tanto a sensibilidade não celíaca quanto a doença celíaca. Na primeira, a ingestão dessa proteína pode causar sintomas gastrointestinais e mal-estar, enquanto a doença celíaca envolve uma reação autoimune, resultando em danos ao revestimento do intestino delgado. Por isso, é importante inserir na rotina alimentos sem glúten!

Foto: Foxys Forest Manufacture | Shutterstock

1. Arroz integral 

Para as pessoas intolerantes ao glúten, o arroz integral pode ser uma escolha mais saudável quando comparado ao tipo branco, pois ajuda a compensar a perda de fibras que ocorre quando são excluídos alimentos com glúten da alimentação.

Foto: Natalia Mylova | Shutterstock

2. Batata

A batata é naturalmente livre de glúten. Ademais, é um ingrediente incrivelmente versátil, podendo ser preparada de diversas formas, como gratinada, cozida ou assada.

Foto: Adriana Marteva | Shutterstock

3.  Quinoa

Considerada uma semente, a quinoa é uma excelente opção sem glúten, além de ser rica em proteínas, fibras e nutrientes essenciais. Além disso, conforme a nutricionista Queila Turchetto, ela é eficiente na prevenção de enfermidades crônicas, como osteoporose e doenças do coração.

Foto: Imagem: Katrinshine | Shutterstock

4. Feijões e leguminosas

Ao adicionar feijões e leguminosas à sua alimentação, você não só desfruta de refeições saborosas, mas também garante uma nutrição balanceada e saudável, especialmente para pessoas que seguem uma dieta sem glúten.

Foto: wirestock | Freepik

5. Ovos

Os ovos não contêm glúten e possuem diversos benefícios. “Nos ovos, podemos encontrar todos os aminoácidos essenciais de que o nosso organismo necessita para desempenhar as funções vitais, tais como imunidade e transporte de nutrientes", destaca a nutricionista Simone Abreu.

Foto: goir | Shutterstock

6. Farinhas de nozes e sementes

Segundo a nutricionista Natália Colombo, as oleaginosas regulam os níveis de colesterol, reduzindo o colesterol ruim e aumentando o colesterol bom, prevenindo arteriosclerose e hipertensão e contribuindo para a saúde do cérebro e do coração. 

Foto: Ivan Galashchuk | Shutterstock

7. Frutas e legumes frescos

A nutricionista Gabriela Marcelino explica que a maioria das cores da alimentação vem das frutas "que oferecem vitaminas e minerais não fabricados pelo organismo, mas que são essenciais à nutrição adequada".

Foto: Dmitriy Prayzel | Shutterstock

8. Peixes 

Todos os tipos de peixes são naturalmente isentos de glúten. Além disso, eles são ricos em proteínas e fornecem ácidos graxos ômega 3. Assim, são saudáveis para o coração e fundamentais para a saúde do cérebro e das articulações.

Foto: zi3000 | Shutterstock

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Foxys Forest Manufacture | Shutterstock