7 exercícios práticos para ajudar a emagrecer

Foto: chesterf | Shutterstock

A prática regular de atividade física é fundamental para quem busca emagrecer de forma saudável, sendo um componente essencial em conjunto com uma dieta equilibrada. Por isso, confira, a seguir, exercícios práticos para incluir na rotina e perder peso! 

Foto: chesterf | Shutterstock

1. Caminhada

Essa é uma atividade acessível e eficaz que melhora a circulação, queima calorias e fortalece os músculos. "Caminhar aumenta o metabolismo do corpo e gera um elevado gasto calórico", afirma o Dr. William Komatsu, fisiologista do exercício. 

Foto: IndianFaces | Shutterstock

2. Corrida

Segundo Rick Soares Vieira, professor especialista em exercícios físicos aplicados à reabilitação cardíaca e a grupos especiais, o treino de corrida ajuda na diminuição do percentual de gordura. Para isso, você pode começar com corridas leves e aumentar gradualmente a intensidade.

Foto: Suteren | Shutterstock

3.  Natação

A natação melhora a resistência cardiovascular, ajudando na queima de calorias. “A prática regular do nado é o que irá estimular o fortalecimento dos músculos e colocará um fim no excesso de peso”, explica a personal trainer Mariana Onias.

Foto: BalanceFormCreative | Shutterstock

4. Treinamento de força

Musculação ou exercícios com peso corporal ajudam a aumentar a massa muscular. Isso porque o músculo consome mais energia em repouso, contribuindo para o emagrecimento a longo prazo. 

Foto: ThalesAntonio | Shutterstock

5. Aulas de dança

Além de serem divertidas, as aulas de dança queimam calorias e melhoram o condicionamento físico. Dançar também é uma excelente forma de expressão artística, tornando o exercício mais prazeroso.

Foto: fizkes | Shutterstock

6. Ciclismo

Pedalar é um excelente exercício cardiovascular que trabalha principalmente as pernas. “A prática constante, com duração e intensidade adequadas para o condicionamento físico, promove a redução do peso corporal”, explica o personal trainer Guilherme Santander.

Foto: TORWAISTUDIO | Shutterstock

7. Pular corda

Pular corda eleva a frequência cardíaca, promovendo a perda de peso e melhorando o condicionamento cardiovascular. “Pular corda é uma das atividades aeróbicas mais completas e eficientes para nosso organismo”, explica Ângela Steck, personal trainer. 

Foto: Undrey | Shutterstock

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: chesterf | Shutterstock