7 cuidados com o corpo durante a gravidez

Foto: Natalia Kuzina/iStock

Além das mudanças emocionais, a gestação também é responsável por grandes mudanças físicas no corpo da mulher. Afinal, uma nova vida está sendo formada. Para garantir a saúde da mãe e do bebê, adotar alguns cuidados é importante. A seguir, confira quais hábitos devem ser incluidos na rotina!

Foto: Jacob Lund | Shutterstock

1. Limpe e hidrate o rosto 

Conforme a médica Dra. Érika Rosim Campos, a gravidez aumenta a quantidade do hormônio progesterona no organismo, o que pode ocasionar na pele pintas, manchas escuras e acne. Por isso, um dos cuidados básicos consiste em lavar a face com sabonete neutro e utilizar um filtro solar potente.

Foto: dekazigzag | Shutterstock

2. Evite tinturas

Segundo a Dra. Érika Rosim Campos, o uso de tinturas para cabelo na gravidez também não é aconselhável, principalmente nos três primeiros meses. Após esse período, mediante prévia consulta ao médico, podem ser usados os tonalizantes e a hena, que são eliminados após poucas lavagens.

Foto: Stone36 | Shutterstock

3.  Utilize hidratante corporal 

A Dra. Érika Rosim Campos explica que a formação de estrias pode acontecer durante a gravidez. Como prevenção, as orientações básicas são usar bastante hidratantes à base de ureia ou óleo de amêndoas nas regiões mais propensas. Mas lembre-se de consultar um especialista antes de usar os produtos. 

Foto: RomarioIen | Shutterstock

4. Invista em meias elásticas 

Segundo a Dra. Érika Rosim Campos, durante a gravidez, as varizes também podem aparecer com mais frequência, por isso, o recomendado é usar meias elásticas, recomendadas por um médico.

Foto: Med_Ved | Shutterstock

5. Faça várias refeições no dia 

O sistema digestivo também passa por alterações na gravidez. Por isso, a ginecologista e obstetra Dra. Liliane de Melo Guimarães indica uma alimentação fracionada. “A grávida deve procurar comer devagar, mastigando bem os alimentos, e nunca se deitar após as refeições, evitando azia e refluxo”, diz.

Foto: Monkey Business Images | Shutterstock

6. Pratique atividade física

A atividade física fortalece diversas áreas do corpo, como costas, pernas, glúteos e, principalmente, o abdômen. “Um abdome fortalecido contribui para a saída do bebê, caso a mamãe venha a dar à luz pelo parto normal”, diz Renato Gomes, especialista em atividade física. 

Foto: Andrei Klimovich | Shutterstock

7. Consulte um dermatologista 

Alterações de pintas e aparecimento de pequenas lesões no pescoço, mamas e axilas podem acontecer por estímulo do crescimento, próprio da fase gestacional. No entanto, qualquer uma dessas alterações deve ser verificada pelo dermatologista para descartar qualquer tipo de problema.

Foto: DC Studio | Shutterstock

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Jacob Lund | Shutterstock