7 benefícios dos sucos funcionais no verão

Foto: iStock

Os sucos funcionais são uma excelente aposta para quem busca uma dieta saudável, especialmente durante o calor do verão. A seguir, confira os principais benefícios dessas bebidas para te motivar a incluí-las no cardápio!

Foto: Dagerotip | Shutterstock

1. Hidratam o corpo 

Segundo a nutricionista Joana Lucyk, a água é importante para o funcionamento de diversas funções do corpo. Então, por se tratar de uma bebida preparada à base de água e combinada com frutas, legumes e grãos, os sucos funcionais favorecem a hidratação.

Foto: Kabachki.photo | Shutterstock

2. Eliminam toxinas do organismo

Os sucos também podem ser desintoxicantes, ajudando na eliminação de toxinas e resíduos do organismo, geralmente ingeridos por refeições com alimentos que contêm conservantes.

Foto: aslysun | Shutterstock

3. São fonte de nutrientes

Preparados à base de vegetais e frutas, os sucos funcionais oferecem nutrientes importantes para o corpo, como fibras, vitaminas, sais minerais e proteínas que, associadas a uma dieta e hábitos de vida saudáveis, trazem uma série de benefícios para o organismo.

Foto: Antonina Vlasova | Shutterstock

4. Combatem a retenção de líquido

Os sucos funcionais também são diuréticos e ajudam a eliminar o excesso de líquido por meio da urina e do suor, melhorando o funcionamento dos rins e auxiliando no emagrecimento.

Foto: Kabachki.photo | Shutterstock

5. Melhoram o sono

Os sucos auxiliam o organismo na absorção de melatonina, proporcionando uma noite de sono reparadora. "Quando dormimos bem, temos maior capacidade de raciocínio, agilidade, interpretação”, explica o cardiologista Dr. Carlos Portella.

Foto: Olga Rolenko | Shutterstock

6. Possuem ação antioxidante

Muitos dos ingredientes utilizados no preparo dos sucos funcionais, como frutas, vegetais e ervas, são naturalmente antioxidantes. Tal vantagem ajuda a proteger o corpo contra o envelhecimento precoce.

Foto: Kitthanes | Shutterstock

7. Controlam o peso

Preparados com ingredientes com baixo teor calórico e ricos em fibras, os sucos ajudam a controlar o peso e favorecem o emagrecimento. “As fibras proporcionam maior saciedade e fazem com que o esvaziamento gástrico seja feito em um maior tempo", afirma a nutricionista Roberta Stella.

Foto: puhhha | Shutterstock

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: iStock