7 benefícios do quiabo para a saúde
Foto: Nungning20 | Shutterstock
O quiabo é apreciado pelo sabor delicado e textura particular, sendo um ingrediente versátil na culinária de diversos países. Nativo da África, ele se espalhou pelo mundo, especialmente em regiões tropicais e subtropicais. No Brasil, é muito utilizado em pratos tradicionais como a famosa quiabada e o frango com quiabo. Mas além de saboroso, ele também oferece uma série de benefícios à saúde. Veja!
Foto: Nungning20 | Shutterstock
1. Melhora a saúde digestiva Rico em fibras solúveis e insolúveis, o quiabo facilita o trânsito intestinal, o que ajuda a prevenir a constipação e melhora a saúde digestiva como um todo. “[As fibras] favorecem o trânsito do intestino, já que eles exercem função importante na formação do bolo fecal e na manutenção da flora intestinal”, explica a nutricionista Ronimara Santos.
Foto: New Africa | Shutterstock
2. Fortalece o sistema imunológico A combinação de antioxidantes e vitamina C presentes no quiabo fortalece o sistema imunológico, ajudando o organismo a combater infecções, resfriados e gripes. Esse benefício é potencializado quando o quiabo é consumido fresco e de maneira regular.
Foto: Diki Prayogo | Shutterstock
3. Ajuda a reduzir os níveis de colesterol As fibras solúveis do quiabo ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) no sangue, promovendo a saúde cardiovascular. O consumo frequente desse vegetal também pode ajudar a diminuir a pressão arterial e melhorar a circulação sanguínea.
Foto: ridersuperone | Shutterstock
4. Ação antioxidante Por ser rico em antioxidantes, o quiabo ajuda a neutralizar os radicais livres, auxiliando na prevenção do envelhecimento precoce. “As células do nosso corpo estão constantemente sujeitas a danos tóxicos pela formação de radicais livres, que são provenientes de reações que ocorrem na membrana das células, e são responsáveis pela ocorrência de diversas enfermidades e processos degenerativos do organismo humano”, explica o cardiologista Bruno Ganem.
Foto: PeopleImages.com - Yuri A | Shutterstock
5. Promoção da saúde gestacional Durante a gravidez, o quiabo é um aliado importante, pois é rico em folato, a forma natural da vitamina B9, essencial para o desenvolvimento do feto. Incluir o quiabo na alimentação contribui para uma gestação mais saudável. Segundo a nutricionista Alessandra Feltre, a ingestão diária recomendada de folato para adultos é de 400 microgramas. No entanto, durante a gravidez, essa necessidade aumenta.
Foto: MilanMarkovic78 | Shutterstock
6. Ajuda a prevenir a anemia O quiabo é uma fonte natural de ferro e ácido fólico, nutrientes que contribuem para a produção de hemoglobina e prevenção de anemias. Incluir o quiabo na dieta ajuda a aumentar os níveis de ferro no sangue, especialmente em pessoas com maior risco de anemia.
Foto: Adisak Riwkratok | Shutterstock
7. Ajuda no controle da glicemia O quiabo ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, sendo uma ótima opção para quem busca prevenir ou tratar o diabetes tipo 2. Suas fibras solúveis retardam a absorção dos carboidratos, evitando picos de glicose no sangue e melhorando a resistência à insulina.
Foto: vetre | Shutterstock
Cuidados importantes Apesar dos benefícios do quiabo para a saúde, seu consumo não substitui o tratamento médico nem o acompanhamento de um profissional de saúde. Alimentos nutritivos podem auxiliar no bem-estar e na prevenção de algumas condições, mas não devem ser considerados uma solução única para problemas de saúde.
Foto: Lordn | Shutterstock
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Nungning20 | Shutterstock