7 benefícios da couve-flor para a saúde
Foto: grafvision | Shutterstock
A couve-flor é uma hortaliça da mesma família do brócolis e da couve-de-bruxelas. Além da tradicional cor branca, também pode ser encontrada nas versões verde, roxa e laranja — variações resultantes de pigmentos naturais e condições de cultivo. Nas últimas décadas, tem ganhado destaque pelo seu perfil nutricional: rica em vitaminas C e K, além de fibras e antioxidantes. A seguir, confira 7 motivos para incluir esse vegetal na sua dieta!
Foto: grafvision | Shutterstock
1. Rica em nutrientes essenciais A couve-flor é rica em nutrientes essenciais para a manutenção da saúde e bem-estar geral do corpo. Ela possui em sua composição vitamina C, que é um poderoso antioxidante, vitamina K, fundamental para coagulação sanguínea e saúde óssea, e vitaminas do complexo B, além de ser uma ótima fonte de potássio.
Foto: wavebreakmedia | Shutterstock
2. Ação antioxidante Rica em sulforafano, um composto bioativo presente em vegetais crucíferos, a couve-flor é uma poderosa fonte de antioxidantes, protegendo as células do envelhecimento precoce e de várias doenças crônicas, além de auxiliar na redução da inflamação.
Foto: Kiselev Andrey Valerevich | Shutterstock
3. Promove a saúde digestiva A couve-flor é rica em fibras, essencial para o bom funcionamento do sistema digestivo, ajudando a prevenir a constipação e melhorando o trânsito intestinal. Isso reduz o risco de distúrbios como o intestino preso. Além disso, as fibras alimentam as bactérias benéficas do intestino, funcionando como prebióticos.
Foto: New Africa | Shutterstock
4. Ajuda a proteger o fígado Os compostos bioativos presentes na couve-flor, como os glucosinolatos e sulforafanos, desempenham um papel importante na ativação das enzimas desintoxicantes no fígado, essenciais para a neutralização e eliminação de toxinas do organismo, prevenindo doenças hepáticas.
Foto: PanuShot | Shutterstock
5. Auxilia a saúde do cérebro A couve-flor é uma excelente fonte de colina, um nutriente essencial para o cérebro. Ela é fundamental para a produção de acetilcolina, um neurotransmissor que regula a memória, o humor e o controle muscular. A ingestão adequada pode melhorar a função cognitiva e ajudar a proteger o cérebro contra doenças neurodegenerativas.
Foto: bibistudio | Shutterstock
6. Ajuda a controlar a pressão arterial Rica em potássio, a couve-flor ajuda a controlar a pressão arterial. “A hipertensão arterial não diagnosticada ou não tratada pode levar a problemas fatais. Infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, insuficiência renal e diabetes são algumas das principais complicações da doença”, explica o cardiologista Allan Cembranel.
Foto: mikeforemniakowski | Shutterstock
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: grafvision | Shutterstock