6 exercícios para quem sofre de desvios posturais

Foto: iStock

Conforme o fisioterapeuta Bernardo Sampaio, a coluna tem algumas curvaturas que são naturais. É dado o nome de hiperlordose ou hipercifose quando ocorre um desvio, geralmente na região torácica e lombar. Qualquer alteração na condição normal da coluna deve ser tratada e corrigida. Por isso, o especialista lista alguns exercícios e alongamentos para quem sofre com a condição!

Foto: LightField Studios | Shutterstock

1. Inclinação pélvica

Deite-se de costas com os pés apoiados no chão e os joelhos dobrados. Contraia os músculos do estômago enquanto ajusta as costas em direção ao chão. Segure por 5 segundos, solte e descanse. Faça 2 séries de 10.

Foto: Imagem: jdpphoto | Shutterstock

2. Elevação de braço e perna

Deite-se de frente com a testa no chão, estenda os braços sobre a cabeça, com as palmas das mãos posicionadas no chão. Mantenha as pernas retas. Levante os braços e as pernas do chão. Segure por 2 respirações e abaixe. Faça 15 repetições.

Foto: Roman J Royce | Shutterstock

3.  Postura do gato e da vaca

Para fazer este exercício, comece com as mãos e os joelhos apoiados no chão, mantendo a coluna nivelada e o pescoço confortável. Respire profundamente e leve as costas e a cabeça em direção ao teto. Ao expirar, solte os ombros e leve as costas em direção ao chão. Faça 2 séries de 10 repetições. 

Foto: Carrastock e fizkes | Shutterstock

4. Super-homem

Coloque as mãos e joelhos no chão, mantendo as costas retas. Estenda um braço para frente e para fora enquanto estica a perna oposta para trás. Segure por 5 segundos. Faça de 10 a 15 repetições em cada lado.

Foto: MG Best For You | Shutterstock

5. Alongamento do músculo grande dorsal

Fique em pé, leve as mãos acima da cabeça e segure o pulso direito com a mão esquerda. Curve-se para o lado direito até sentir um alongamento no lado esquerdo do corpo. Segure por 2 respirações. Faça de 10 a 15 repetições de cada lado. 

Foto: sbko | Shutterstock

6. Prancha lateral 

Deite-se de lado no chão e apoie no solo o cotovelo e o braço abaixo do ombro. Eleve o quadril para cima, utilizando o cotovelo abaixo do ombro e os pés como apoio. Segure por 10 segundos. Faça de 3 a 4 repetições em cada lado. 

Foto: Impact Photography | Shutterstock

Consulte um especialista

Antes de realizar os exercícios, o fisioterapeuta Bernardo Sampaio recomenda: "É importante lembrar que os tratamentos devem ser prescritos por um profissional, e de forma individual, pois devem ser levados em consideração alguns fatores individuais".

Foto: Daenin | Shutterstock

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: iStock