6 exercícios físicos para fazer no inverno
Foto: Roman Chazov | Shutterstock
Os exercícios físicos são importantes em todas as estações, inclusive no inverno. Isso porque eles fortalecem o sistema imunológico e liberam endorfinas, melhorando o bem-estar e reduzindo o estresse. No entanto, se você é do time que evita o frio, a educadora física Telma Renata recomenda optar por treinos em academias, clubes ou em casa. A seguir, confira algumas opções para inserir na sua rotina!
Foto: Roman Chazov | Shutterstock
1. Musculação A musculação costuma ser feita dentro de academias e com auxílio de um personal trainer. O profissional passa a série de exercícios mais adequada ao objetivo do aluno, que pode ser emagrecimento, ganho de massa magra ou hipertrofia. Geralmente, as academias são fechadas e aquecidas no inverno, o que proporciona mais conforto nos dias gelados.
Foto: PeopleImages.com - Yuri A | Shutterstock
2. Ciclismo Pedalar é uma excelente forma de fortalecer a musculatura, especialmente das pernas e dos glúteos. No inverno, é importante optar por roupas de proteção térmica para não causar problemas à saúde. Para quem não gosta de sair de casa ou se locomover pela cidade, é possível substituir pela bicicleta ergométrica.
Foto: FiledIMAGE | Shutterstock
3. Caminhadas A caminhada regular aumenta a produção de endorfinas, hormônios relacionados ao bem-estar, proporcionando mais energia e disposição para realizar as tarefas diárias. O exercício pode ser feito em grupo, o que motiva a sair de casa para se movimentar. Mas se a preguiça persistir, opte pela esteira.
Foto: (Imagem: Pixel-Shot | Shutterstock)
4. Danças A dança movimenta o corpo, auxilia na autoestima, melhora a flexibilidade e ainda pode ser uma prática divertida para quem não é chegado ao exercício tradicional. Ela é recomendada para todas as idades e níveis de condicionamento. Por oferecer inúmeros benefícios, mesmo quem nunca praticou atividades físicas pode iniciar a prática.
Foto: Kostiantyn Voitenko | Shutterstock
5. Natação A natação é uma ótima opção para fortalecer os músculos e melhorar a respiração. E, mesmo no inverno, pode ser praticada em piscinas aquecidas. Cabe ressaltar que, nessa modalidade, a orientação da profissional Telma Regina é buscar por peças adequadas à natação, que ajudam a evitar problemas com a temperatura corporal.
Foto: Dusan Petkovic | Shutterstock
6. Yoga e pilates Yoga e pilates são ideais para o inverno, pois podem ser feitos em ambientes fechados e aquecidos. O yoga melhora a flexibilidade, alivia tensões, aquece o corpo e fortalece a imunidade. Já o pilates foca o fortalecimento do core, melhora a postura e reduz dores nas costas. Ambas as práticas ajudam no controle do estresse e da ansiedade.
Foto: BongkarnGraphic | Shutterstock
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Roman Chazov | Shutterstock