6 dicas para prevenir gordura no fígado

Foto: Jo Panuwat D | Shutterstock

A esteatose hepática, também conhecida como doença hepática gordurosa, é uma condição na qual ocorre o acúmulo excessivo de gordura nos hepatócitos, as células do fígado. Esse acúmulo constante e prolongado pode levar à inflamação, resultando em quadros graves. A boa notícia é que a condição pode ser prevenida e tratada com mudanças no estilo de vida. A seguir, confira algumas dicas fundamentais!

Foto: Jo Panuwat D | Shutterstock

1. Mantenha um peso saudável O excesso de peso é uma das principais causas da esteatose hepática não alcoólica, sendo responsável por 60% dos casos de gordura no fígado. Portanto, é fundamental manter um peso adequado por meio de uma alimentação balanceada e da prática regular de exercícios físicos.

Foto: gpointstudio | Shutterstock

2. Adote uma alimentação saudável Priorize alimentos naturais e evite os processados, providos de gorduras trans e açúcares refinados. Opte por uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis.

Foto: Galina-Viktorija | Shutterstock

3. Pratique exercícios físicos regularmente A atividade física regular ajuda a reduzir o acúmulo de gordura no fígado e melhora a saúde como um todo. Escolha uma atividade de que você goste e seja consistente.

Foto: Monkey Business Images | Shutterstock

4. Limite o consumo de álcool No caso da esteatose hepática alcoólica, eliminar completamente o consumo de álcool é o ideal, mas, se não for possível, limite-o.

Foto: InFocus.ee | Shutterstock

5. Controle condições médicas pré-existentes Caso você tenha diabetes, colesterol alto, pressão alta ou outras condições médicas, é fundamental mantê-las sob controle, pois elas podem contribuir para o desenvolvimento da esteatose hepática.

Foto: ridersuperone | Shutterstock

6. Evite o uso indiscriminado de medicamentos Alguns medicamentos podem desencadear ou agravar a esteatose hepática. Diante disso, é importante conversar com seu médico sobre a necessidade e os possíveis efeitos desses medicamentos em seu fígado.

Foto: LeviaUA | Shutterstock

Importância de cuidar da saúde do fígado Cuidar da saúde do fígado é fundamental para manter o equilíbrio do organismo. “Por meio de um estilo de vida saudável, boa alimentação, prática de atividades físicas e evitando o consumo excessivo de álcool e substâncias tóxicas, podemos preservar a saúde e a funcionalidade desse órgão tão importante”, explica a nutróloga Dra. Letícia Lucas.

Foto: PBXStudio | Shutterstock

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Jo Panuwat D | Shutterstock