6 benefícios do jiló para a saúde e como consumi-lo

Foto: RosangelaE | Shutterstock

O jiló é conhecido por seu formato alongado, cor verde-escura e polpa macia. Ele tem pequenas sementes e, apesar do sabor levemente amargo, serve de base para o preparo de diversas receitas. Esses pratos, quando combinados com uma alimentação equilibrada, contribuem para a saúde por serem ricos em fibras, minerais e vitaminas. A seguir, entenda os benefícios do jiló e veja maneiras de incluí-lo na alimentação!

Foto: RosangelaE | Shutterstock

1. Auxilia no processo de emagrecimento Por ser rico em água, fibras e baixo valor calórico, o jiló auxilia no emagrecimento. A água e as fibras do alimento ajudam a prolongar a sensação de saciedade, evitando o consumo excessivo de alimentos. No entanto, para oferecer esses resultados, é necessária uma rotina saudável com a prática regular de exercícios físicos e uma dieta equilibrada.

Foto: lithian | Shutterstock

2. Combate o mau hálito O sabor amargo do jiló é essencial para combater o mau hálito. Isso porque essa característica do alimento estimula as glândulas salivares (estruturas que produzem a saliva). Essa saliva extra tem uma poderosa capacidade bactericida, que ajuda a manter o hálito fresco e sem mau cheiro.

Foto: dilip singh000 | Shutterstock

5. Regula os níveis de açúcar no sangue Além de favorecer as funções do intestino, as fibras presentes no jiló também auxiliam no controle do açúcar no sangue. Isso acontece porque elas retardam a absorção dos carboidratos, prevenindo picos de glicose. O alimento também possui baixo índice glicêmico, o que significa que seu consumo não provoca grandes oscilações nos níveis de açúcar.

Foto: Skrypnykov Dmytro | Shutterstock

6. Melhora a aparência O jiló é um dos destaques entre os aliados da beleza. Isso se deve ao fato dele ser rico em antioxidantes e minerais, que melhoram a aparência da pele, dos cabelos e das unhas. Os antioxidantes ajudam a prevenir o envelhecimento precoce, enquanto os minerais, como ferro e zinco, estimulam o crescimento e fortalecimento dos cabelos e das unhas.

Foto: PeopleImages.com - Yuri A | Shutterstock

Como consumir o jiló O jiló pode ser consumido de diversas formas, sendo o refogado a mais tradicional, pois preserva sua textura e sabor característico. No entanto, ele também pode ser grelhado, recheado e até transformado em suco, que, quando combinado com limão, ganha mais frescor. Apesar dos benefícios do alimento para a saúde, seu consumo não substitui tratamentos médicos ou o acompanhamento de um profissional de saúde.

Foto: Jobz Fotografia | Shutterstock

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: RosangelaE | Shutterstock