5 benefícios da carqueja para a saúde e como usá-la

Foto: Romulo Gomes Queiroz | Shutterstock

A carqueja (Baccharis trimera) é uma planta medicinal originária da América do Sul, bastante popular na medicina tradicional devido aos seus inúmeros benefícios para a saúde. Embora tenha um sabor amargo, a erva é muito apreciada por suas propriedades que ajudam na digestão, desintoxicação do organismo e redução de inflamações. A seguir, confira alguns dos seus benefícios!

Foto: Romulo Gomes Queiroz | Shutterstock

1. Ajuda a regular os níveis de glicose no sangue

A carqueja contém compostos bioativos que aumentam a sensibilidade das células à insulina, o hormônio que regula os níveis de glicose no sangue. Isso ajuda a manter a glicose em níveis mais estáveis, o que ajuda a controlar os sintomas do diabetes e a melhorar o manejo da doença. Contudo, o seu uso não substitui o acompanhamento e o tratamento médico.

Foto: Pixel-Shot | Shutterstock

2. Promove a saúde cardiovascular

Os compostos da carqueja ajudam a melhorar a circulação sanguínea ao relaxar e expandir os vasos, facilitando o transporte de oxigênio e nutrientes para os tecidos do corpo. Isso estimula o fluxo sanguíneo, que ajuda na redução da pressão arterial e na diminuição da retenção de líquidos.

Foto: Africa Studio | Shutterstock

3. Diurético natural

A carqueja possui propriedades diuréticas, que promovem a eliminação de líquidos acumulados e toxinas do corpo. Ao reduzir a retenção de líquidos, a erva diminui o inchaço, resultando em uma sensação de leveza e contribuindo para o bem-estar.

Foto: Imagem: PeopleImages.com - Yuri A | Shutterstock

4. Ação antioxidante

A carqueja possui propriedades antioxidantes, graças a compostos que combatem os radicais livres, moléculas instáveis que prejudicam células saudáveis. A planta ajuda a proteger as células do corpo, reduzindo os danos capazes de levar ao envelhecimento precoce.

Foto: Olesia Teteria | Shutterstock

5. Ajuda a desintoxicar o fígado

A carqueja estimula as funções hepáticas, promovendo a produção e o fluxo de bile, fundamental para a remoção de substâncias nocivas. Com o fígado funcionando de forma mais eficiente, o organismo consegue eliminar toxinas mais rapidamente.

Foto: RomarioIen | Shutterstock

Como usar a carqueja?

A carqueja pode ser consumida de diversas formas, sendo o chá a mais comum. Além disso, está disponível em cápsulas, que devem ser tomadas conforme orientação médica ou do fabricante, e seu chá pode ser usado topicamente em compressas para aliviar inflamações na pele. Outra opção é o extrato, facilmente encontrado em lojas de produtos naturais. É fundamental lembrar que a carqueja não substitui tratamentos prescritos por médicos, e seu uso deve sempre ser orientado por um profissional de saúde.

Foto: Saharosa40 | Shutterstock

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Romulo Gomes Queiroz | Shutterstock