A TPM (tensão pré-menstrual) é caracterizada por sintomas físicos, emocionais e comportamentais. Alguns nutrientes ajudam a aliviar os desconfortos desse período e melhoram a qualidade de vida. A seguir, a nutricionista Julia Melo lista alguns deles!
Foto: Imagem: Pinkyone | Shutterstock
1. Triptofano
É um aminoácido precursor da serotonina, hormônio do bem-estar. É encontrado em alimentos como cacau, atum, lentilha e soja.
Foto: (Imagem: Brent Hofacker | Shutterstock)
2. Vitamina B6 (Piridoxina)
É um cofator enzimático na conversão de triptofano em serotonina e na síntese de dopamina. Pode ajudar na redução da irritabilidade e da depressão. É encontrado em alimentos como abacate, banana, ovo e gérmen de trigo.
Foto: Anna Shepulova | Shutterstock
3. Magnésio
É um cofator enzimático na produção de neurotransmissores (serotonina e melatonina). Ele ajuda a reduzir a dor e a tensão. É encontrado em alimentos como espinafre, quinoa, feijão e semente de girassol.
Foto: Katrinshine | Shutterstock
4. Cálcio
Pode diminuir a contração muscular do útero, oscilações de humor e inchaço. É encontrado em alimentos como leite, queijos, semente de gergelim e de chia.
Foto: Mironov Vladimir | Shutterstock
5. Vitamina E
É um antioxidante da membrana celular. Regula neurotransmissores e pode diminuir a dor nas mamas. É encontrado em alimentos como azeite, amêndoa, nozes e avelã.
Foto: (Imagem: Krasula | Shutterstock)
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: iStock