5 motivos para incluir a sardinha na dieta
Foto: triocean | Shutterstock
1. Rica em ômega 3 A sardinha é uma das melhores fontes de ácidos graxos ômega 3, essenciais para a saúde cardiovascular, cerebral e ocular. “Além disso, o ácido diminui o risco da arteriosclerose, alivia dores e inflamações, previne pressão alta, controla o apetite, previne a depressão pós-parto, auxilia no desenvolvimento cerebral dos fetos, previne o câncer de próstata e reduz o mau colesterol (LDL)”, explica a nutricionista Andreia Camilla Oliveira.
Foto: triocean | Shutterstock
2. Fonte de proteínas de alta qualidade Para quem busca aumentar o consumo de proteínas, a sardinha é uma excelente opção. De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA), em 100 g do peixe há cerca de 27 g de proteína, fundamental para a construção muscular, recuperação de tecidos e fortalecimento do sistema imunológico.
Foto: PeopleImages.com - Yuri A | Shutterstock
3. Rica em cálcio e vitamina D A sardinha também é uma das raras fontes de cálcio e vitamina D, dois nutrientes que trabalham em conjunto para fortalecer os ossos e prevenir a osteoporose. Mesmo enlatado, esse peixe conserva boa parte do cálcio, especialmente quando consumido com as espinhas, que são comestíveis e ricas no mineral. Para pessoas que têm dificuldade em ingerir laticínios, a sardinha é uma excelente alternativa.
Foto: PeopleImages | Shutterstock
5. Ajuda a proteger a pele e os cabelos Os nutrientes da sardinha, como o ômega 3 e as vitaminas do complexo B, ajudam a manter a pele hidratada e os cabelos saudáveis. Esses compostos têm ação antioxidante, que protege as células da pele contra os danos causados pelos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. O peixe também pode ajudar a combater inflamações, como as relacionadas à acne.
Foto: progressman | Shutterstock
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: triocean | Shutterstock