5 hábitos que aumentam a gordura abdominal e como evitá-los

5 hábitos que aumentam a gordura abdominal e como evitá-los

Foto: Logo Portal EdiCase

A gordura abdominal, também conhecida como gordura visceral, é o acúmulo de tecido adiposo na região do abdômen. Diferentemente da gordura subcutânea, que se encontra logo abaixo da pele, ela está localizada mais profundamente e pode interferir no funcionamento dos órgãos. Por isso, é essencial estar atento aos hábitos que favorecem o seu aumento. A seguir, confira alguns deles!

Foto: Kmpzzz | Shutterstock

1. Sedentarismo Até 2030, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo poderá causar doenças em cerca de 500 milhões de pessoas. Um estilo de vida inativo contribui significativamente para o acúmulo de gordura abdominal, pois a falta de atividade física reduz o gasto calórico diário. Além disso, a ausência de exercícios pode levar à perda de massa muscular, diminuindo o metabolismo basal. 

Foto: Goskova Tatiana | Shutterstock

2. Estresse crônico O estresse diário, seja por problemas pessoais ou profissionais, aumenta a liberação de cortisol, o hormônio do estresse. Altos níveis dele estimulam o apetite e promovem o armazenamento de gordura, principalmente no abdômen. A condição também leva a comportamentos pouco saudáveis, como comer alimentos ricos em açúcar e gordura, agravando o excesso de peso abdominal.

Foto: Miljan Zivkovic | Shutterstock

3. Privação de sono Dormir menos de 7 horas por noite afeta diretamente os hormônios responsáveis pelo controle do apetite, como a grelina e a leptina. O desequilíbrio hormonal causado pela privação de sono leva ao consumo excessivo de alimentos calóricos e ao acúmulo de gordura visceral. Além disso, a falta de descanso prejudica a recuperação do organismo e reduz o gasto energético diário.

Foto: LightField Studios | Shutterstock

4. Excesso de refeições rápidas e comer tarde da noite À noite, o organismo reduz a queima calórica, e o excesso de alimentos é mais facilmente armazenado como gordura, especialmente na região abdominal. “Durante o sono, o metabolismo é mais lento e, consequentemente, torna a digestão mais demorada. Ao se deitar após comer, além de prejudicar o sono, também irá prejudicar a absorção dos nutrientes”, acrescenta a nutricionista Roberta Stella.

Foto: Pixel-Shot | Shutterstock

5. Longos períodos sentados Ficar sentado por muitas horas é um hábito que pode contribuir significativamente para o acúmulo de gordura abdominal. Quando permanecemos em uma posição sedentária por longos períodos, o metabolismo desacelera, reduzindo a queima de calorias. Além disso, a falta de movimentação impacta negativamente a circulação sanguínea, prejudicando a entrega de nutrientes e oxigênio para os tecidos.

Foto: DS Tkachuk | Shutterstock

Como evitar o acúmulo de gordura abdominal?  Para evitar o acúmulo de gordura abdominal, é necessário manter hábitos saudáveis no dia a dia, como garantir uma alimentação equilibrada, controlar o consumo de açúcar e álcool, praticar atividade física regularmente, dormir bem e gerenciar o estresse, já que estes fatores influenciam diretamente o metabolismo e o equilíbrio hormonal.

Foto: socialbyjstewart | Shutterstock

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Logo Portal EdiCase