5 hábitos que ajudam a prevenir a trombose

Foto: Rabizo/iStock

A trombose ocorre quando um coágulo sanguíneo se desenvolve no interior das veias das pernas, devido à circulação inadequada, impedindo a passagem do sangue. Os hábitos de vida, assim como os fatores genéticos, tem influência direta na condição. Por isso, a Dra. Aline Lamaita, cirurgiã vascular, elenca atitudes que você deve incluir na rotina para prevenir o problema. Confira!

Foto: Rafa Fernandez | Shutterstock

1. Movimente as pernas 

Assistir televisão ou trabalhar sentado por horas pode atrapalhar a circulação sanguínea, pois reduz a mobilidade, aumentando a retenção de líquido nas pernas. Assim, a médica indica, a cada hora de trabalho, levantar e andar por 5 minutos para movimentar as pernas.

Foto: Olesia Bilkei | Shutterstock

2. Cuidado com o uso de anticoncepcionais

Segundo a Dra. Aline Lamaita, o uso de pílulas anticoncepcionais combinadas pode aumentar a incidência de trombose de 3 a 5 vezes a depender do tipo de pílula e forma de administração. Por isso, a consulta com um especialista é essencial para evitar o problema.

Foto: LeviaUA | Shutterstock

3. Pratique exercícios físicos

A especialista explica que um dos maiores fatores de risco para a trombose é a imobilização. Sendo assim, a prática de exercícios físicos é uma ferramenta poderosa de prevenção. "Qualquer exercício que trabalhe a panturrilha, a batata da perna, vai ajudar [...]", afirma. 

Foto: Prostock-studio | Shutterstock

4. Utilize meias de compressão 

A Dra. Aline Lamaita recomenda investir em uma meia elástica de compressão (consulte seu médico para saber o modelo ideal). Segundo a especialista, elas agem comprimindo os vasos sanguíneos da perna, o que melhora a circulação e o retorno venoso.

Foto: Andrey_Popov | Shutterstock

5. Coloque as pernas para cima

Para fazer o sangue circular, a médica recomenda colocar as pernas para cima. “A melhor maneira de fazer isso é deitar no chão com os glúteos encostados na parede e esticar os braços em cruz com as palmas das mãos voltadas para baixo para ajudar no equilíbrio. Permaneça nessa posição por alguns minutos”, finaliza.

Foto: PeopleImages.com - Yuri A | Shutterstock

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Rabizo/iStock