O que saber sobre as substâncias que estavam no corpo de Paulinha Abelha

Cantora morreu em 23 de fevereiro, após ser internada com problemas renais

Foto: Reprodução/Instagram

Exame toxicológico

O exame feito no corpo de Paulinha deu positivo para anfetamina e barbitúricos. Usados para emagrecer, o médico Henrique Perobelli explica como agem. (01/07)

Foto: Estadão Conteúdo

Usada por quem tem TDAH

As anfetaminas são usadas para tratar TDAH e narcolepsia. Elas elevam os níveis de serotonina, noradrenalina e dopamina. Os barbitúricos são sedativos. (02/07)

Foto: PA Images via Reuters Connect

Drogas sintéticas

Por outro lado, as anfetaminas compõem drogas ilícitas, como ecstasy, MD e metanfetamina. São ainda usadas de forma ilegal por quem quer emagrecer. (03/07)

Foto: PA Images via Reuters Connect

Efeitos colaterais

As duas substâncias podem causar insônia, delírios, psicoses, crises convulsivas, insuficiência cardíaca, depressão respiratória e até matar. (04/07)

Foto: PA Images via Reuters Connect

Sobrecarga do fígado

Perobelli diz que o uso excessivo de medicamentos pode levar à falência do fígado e dos rins. Mas essa forma terapêutica tem nome: polifarmácia. (05/07)

Foto: REUTERS

Remédios para tudo

A polifarmácia é caracterizada pelo uso de um remédio para dar fome e outro para inibir o apetite, por exemplo. É um grande problema de saúde pública atual. (06/07)

Foto: PA Images via Reuters Connect

Acompanhe o Terra

Todos os dias o Terra traz conteúdos para te manter informado sobre o que acontece no Brasil e no mundo. Acompanhe o site e as redes sociais! (07/07)

Foto: Reprodução Instagram