5 benefícios das sementes de girassol para a saúde

Foto: shablovskyistock | Shutterstock

O girassol, além de fascinar por acompanhar o movimento do sol, produz sementes ricas em gorduras saudáveis e antioxidantes. Valorizadas por suas propriedades únicas, essas sementes se tornaram essenciais para uma alimentação balanceada. A seguir, confira 5 motivos para incluí-las na dieta!

Foto: shablovskyistock | Shutterstock

1. Ajuda na regulação dos níveis de colesterol O Ministério da Saúde (MS) aponta que quase 40% da população adulta no Brasil tem colesterol alto, o que pode levar a problemas cardiovasculares se não tratado corretamente. As sementes de girassol, ricas em fitosteróis, competem com o colesterol na absorção intestinal, diminuindo sua concentração no sangue.

Foto: Nemes Laszlo | Shutterstock

2.Previne o envelhecimento precoce da pele Ricas em ácidos graxos essenciais, como o ácido linoleico, elas auxiliam na formação da barreira lipídica da pele, preservando a hidratação e protegendo contra o envelhecimento precoce. A vitamina E, presente na semente de girassol, também ajuda a proteger a pele contra os danos causados pelos raios UV – contudo, não substitui o uso do protetor solar.

Foto: Lilit Lysa | Shutterstock

4. É fonte de energia As sementes de girassol são uma ótima aliada para alcançar a meta diária de proteína. Segundo o U.S. Department of Agriculture, 100 g de sementes contêm cerca de 21 g de proteína, representando uma quantidade significativa. Além disso, as sementes oferecem gorduras saudáveis e vitaminas, ajudando a manter os níveis de energia estáveis durante o dia.

Foto: Oksana_Schmidt | Shutterstock

5. Promove saúde capilar Os nutrientes presentes, como vitamina B6, zinco e ácido pantotênico, fortalecem os folículos capilares e melhoram a circulação sanguínea no couro cabeludo, o que ajuda no crescimento saudável dos fios e na prevenção de queda de cabelo.

Foto: Sjale | Shutterstock

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: shablovskyistock | Shutterstock