5 benefícios da acupuntura para a saúde

Foto: iStock

Considerada um tratamento complementar pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a acupuntura é uma técnica milenar chinesa que tem ganhado reconhecimento no Ocidente devido aos seus potenciais benefícios para a saúde. A seguir, conheça os principais! 

Foto: Aleksandra Suzi | Shutterstock

1. Ajuda a aliviar dores

Segundo a Dra. Marilia Funes, especialista em acupuntura e anestesiologia, a acupuntura ajuda a aliviar as dores porque estimula pontos específicos do corpo, liberando substâncias químicas no organismo que produzem efeito analgésico e/ou anti-inflamatório.

Foto: DimaBerlin | Shutterstock

2. Reduz o estresse e a ansiedade 

Muitos pacientes relatam sensação de relaxamento durante e após as sessões de acupuntura, visto que a prática ajuda a reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, promovendo bem-estar e calma.

Foto: Song_about_summer | Shutterstock

3. Ajuda a tratar a prisão de ventre

A acupuntura pode auxiliar no tratamento da prisão de ventre, caracterizada pela dificuldade de evacuar. “Deve-se tratar os desequilíbrios energéticos que levam à constipação intestinal, excluindo doenças orgânicas do diagnóstico, como diabetes, doença de Crohn, câncer etc.”, esclarece a acupunturista Dra. Márcia Yamamura.

Foto: aslysun | Shutterstock

4. Melhora a circulação 

Estudos sugerem que a estimulação de pontos específicos por meio da acupuntura melhora a dilatação dos vasos sanguíneos. No entanto, é necessária a avaliação de um médico vascular para indicação do tratamento conforme o diagnóstico de cada paciente.  

Foto: BAZA Production | Shutterstock

5. Reduz as dores da artrite 

A Dra. Marilia Funes explica que a acupuntura pode ser utilizada para o tratamento de diversas doenças dos sistemas musculoesquelético, incluindo a artrite. Neste caso, a técnica alivia a dor causada pela doença, reduzindo a inflamação e melhorando a função articular.

Foto: Phovoir | Shutterstock

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: iStock