5 alimentos saudáveis para melhorar a saúde do intestino

Foto: RoYam | Shutterstock

1. Mamão O mamão é um dos alimentos mais conhecidos por aliviar a constipação. 100 g da fruta oferece cerca de 1,83 g de fibras, conforme a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA), da Universidade de São Paulo (USP) e da Food Research Center (FoRC). As fibras ajudam a aumentar o volume e a umidade das fezes, facilitando sua passagem pelo intestino. Além disso, a fruta tem alta quantidade de água, o que contribui para o amolecimento das fezes.

Foto: RoYam | Shutterstock

2. Ameixa seca A ameixa seca é considerada um laxante natural por conter fibras insolúveis e sorbitol, um tipo de açúcar com efeito osmótico que atrai água para o intestino, hidratando e facilitando a eliminação das fezes. Segundo a TBCA, 100 g dela oferece cerca de 7,10 g de fibras. Além disso, ela também possui compostos antioxidantes que ajudam a estimular os movimentos peristálticos do intestino.

Foto: CKP1001 | Shutterstock

3. Aveia A aveia é uma fonte rica de fibras solúveis, principalmente a betaglucana, que forma um gel no intestino e ajuda a regular o trânsito intestinal. Também contém fibras insolúveis que auxiliam na formação do bolo fecal. Conforme a TBCA, 100 g de aveia em flocos finos proporciona 9,38 g de fibras alimentares. Além disso, esse cereal atua de forma benéfica na flora intestinal, favorecendo o crescimento de bactérias boas.

Foto: Anton Belo | Shutterstock

4. Linhaça A linhaça é uma semente que, quando triturada ou hidratada, se torna uma grande aliada do intestino. Rica em fibras insolúveis e mucilagens, ela ajuda a estimular o trânsito intestinal e a manter a lubrificação do trato digestivo. Segundo a TBCA, 100 g dela oferece cerca de 33,5 g de fibras alimentares. Além disso, contém ômega 3, que tem ação anti-inflamatória e pode beneficiar o intestino como um todo.

Foto: Elena Schweitzer | Shutterstock

5. Chia Assim como a linhaça, a chia é uma semente rica em fibras solúveis — são cerca de 34,4 g a cada 100 g, conforme a TBCA — que, ao entrar em contato com a água, forma um gel que facilita a eliminação das fezes e melhora o trânsito intestinal. Esse gel também ajuda a manter o intestino hidratado e estimula os movimentos peristálticos. Além disso, favorece a saciedade e o equilíbrio da flora intestinal.

Foto: Val_R | Shutterstock

Atenção ao consumo de água Consumir fibras sem água suficiente pode endurecer o bolo fecal e dificultar o trânsito intestinal. “Se você aumenta a ingestão de fibras, também precisa aumentar o consumo de água. Recomenda-se beber pelo menos 2 litros por dia”, orienta Fabiana Cremer García, membro do Conselho Consultivo de Nutrição da Herbalife. A hidratação adequada é essencial para a fibra exercer seus efeitos benéficos no sistema digestivo.

Foto: Zoteva | Shutterstock

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: RoYam | Shutterstock